O Arouca subiu hoje provisoriamente ao sexto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Portimonense, por 4-0, no jogo de abertura da 17.ª jornada, a última da primeira volta.

Oday Dabbagh (06 e 76 minutos), Alan Ruiz (32) e Benjo Michel (79) marcaram os golos do Arouca, que somou o terceiro jogo seguido sem perder no campeonato e subiu a sexto, com 26 pontos.

Reduzido a 10 elementos desde os 65 minutos, por expulsão de Seck, o Portimonense, sem vitórias nos últimos cinco jogos na I Liga, ocupa o 12.º lugar, com 20 pontos.

O Arouca venceu hoje por 4-0 na receção ao Portimonense, em jogo da 17.ª jornada da I Liga de futebol, finalizando a primeira volta do campeonato com a maior goleada de sempre do clube no principal escalão.

O Arouca superiorizou-se de forma veemente frente a um Portimonense em baixo de forma por 4-0, com tentos apontados por Oday Dabbagh (06 e 76 minutos), Alan Ruiz (31) e Benji Michel (79).

Numa forte entrada na partida por parte dos caseiros, Alan Ruiz ganhou uma segunda bola na zona central do terreno e assistiu Oday Dabbagh através de um passe por cima a rasgar a defensiva do conjunto de Portimão, com o avançado palestiniano a driblar Pedrão e a picar friamente a bola perante a saída do guardião Kosuke Nakamura, colocando, logo aos seis minutos de jogo, os arouquenses a vencer por 1-0.

A desvantagem no marcador originou uma reação dos visitantes e a equipa de Paulo Sérgio dispôs de várias aproximações à baliza de Arruabarrena, como o cabeceamento de Bryan Róchez (16), que, na sequência de um pontapé de canto, apareceu quase em cima da linha de golo a atirar ao lado.

A formação de Armando Evangelista respondeu, aos 30, numa situação em que Oday Dabbagh intercetou um mau alívio de Moustapha Seck e progrediu com a bola e rematou rasteiro e colocado perante Nakamura, que conseguiu uma defesa difícil com a ponta do pé, numa ocasião que serviria de primeiro alerta para o segundo golo arouquense que chegaria pouco depois (31).

Ao 31.º minuto de jogo, o Arouca conseguiu chegar ao segundo tento por intermédio de Alan Ruiz, após um erro de Nakamura a sair a jogar, deixando a bola nos pés de Arsénio, que prontamente assistiu o médio argentino para este fazer uma primeira simulação com o pé direito e, com classe, efetuar um ‘chapéu’ ao guardião nipónico.

A partir do 2-0 no marcador, o Arouca dominou o curso do primeiro tempo, com o golo de Alan Ruiz a abalar as aspirações do Portimonense, com os algarvios a não conseguirem o fluxo de jogo que haviam conseguido até então, e o conjunto da Serra da Freita teve até uma oportunidade para ampliar a vantagem por Dabbagh (35), que não conseguiu voltar a levar a melhor no um contra um frente ao guarda-redes.

No segundo tempo, a equipa da casa superiorizou-se uma vez mais na partida e, aos 49 minutos, Dabbagh consegue conquistar o corredor direito e passa a bola a Sylla no corredor central, com o guineense a deixar para Antony Alves, que quase marcou num disparo forte.

Aos 65 minutos, Seck foi expulso por acumulação de amarelos, após desviar com o braço um passe que deixaria Antony isolado, dificultando ainda mais a tarefa dos algarvios.

Oday Dabbagh esteve perto de ‘bisar’, aos 71, ao cabecear ao poste, numa ocasião soberana para dilatar a vantagem, mas o ponta de lança acabaria por assinar o segundo golo da conta pessoal pouco depois (76), numa jogada em que Tiago Esgaio ganhou a linha de fundo e cruzou ao segundo poste, onde apareceu o palestiniano sozinho a finalizar de forma fácil.

Até ao final, houve ainda tempo para o reforço Benji Michel fazer o gosto ao pé (79), através de um remate cruzado rasteiro, depois de ter fletido da esquerda para o corredor central, com o norte-americano recém-entrado na partida a mostrar novamente bons apontamentos na sua segunda aparição pelo Arouca.

Com este resultado, o Arouca sobe provisoriamente ao sexto lugar da I Liga, finalizando a primeira metade do campeonato com 26 pontos, ao passo que o Portimonense mantém para já o 12.º, com 20, alargando a recente série negativa para cinco jogos sem vencer no principal escalão.

ogo no Estádio Municipal de Arouca.

Arouca – Portimonense, 4-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Oday Dabbagh, 06 minutos.

2-0, Alan Ruiz, 31.

3-0, Oday Dabbagh, 76.

4-0, Benji Michel, 79.

 

Equipas:

- Arouca: Ignacio de Arruabarrena, Tiago Esgaio, Nico Galovic, João Basso, Mateus Quaresma (Weverson, 88), Ísmaila Soro (Pedro Moreira, 87), Morlaye Sylla, Alan Ruiz (Uri Busquets, 81), Arsénio (Benji Michel, 74), Oday Dabbagh (Bruno Marques, 87) e Antony Alves.

(Suplentes: João Valido, Bruno Marques, Uri Busquets, Yaw Moses, Benji Michel, Pedro Moreira, Bogdan Milovanov, Weverson e Rafael Fernandes).

Treinador: Armando Evangelista.

- Portimonense: Kosuke Nakamura, Fahd Moufi, Pedrão, Filipe Relvas, Moustapha Seck, Paulo Estrela (Zié Ouattara, 45), Mohamed Diaby, Gustavo Klismahn (Rui Gomes, 74), Luquinha (Henrique Jocu, 74), Bryan Róchez (Ricardo Matos, 62) e Welinton Junior (Yago Carriello, 74).

(Suplentes: Mateus Oliveira, Zié Ouattara, Wagner Leonardo, Henrique Jocú, Pedro Sá, Kim Yong-hak, Ricardo Matos, Yago Carriello e Rui Gomes).

Treinador: Paulo Sérgio.

 

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luquinha (07), Moustapha Seck (27 e 65), Pedrão (34) e Zié Ouattara (49). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Moustapha Seck (65).