A próxima edição das «Arqueoversas» tem como tema «El poblamiento andalusí en Sierra Morena Occidental» (O povoamento Andalusí na Serra Morena Ocidental),

e terá lugar na quinta-feira, 18 de janeiro, às 14:30, no Átrio da Memória da Escola Secundária de Moura. 

A iniciativa é dedicada ao período medieval islâmico, mais concretamente à forma como o território ocidental da Serra Morena se organizou entre o início do século VIII e meados do século XIII. Qual foi o papel desempenhado por povoações como Aracena, Aroche, Cortegana, Almonaster la Real, Moura, entre outras, ao longo dos mais de 500 anos de domínio muçulmano? Os importantes avanços no conhecimento registados nesta área, ao longo das últimas décadas, permanecem, em larga medida, carentes de divulgação junto do grande público. Foi este fator que motivou o convite dirigido ao Prof. Dr. Eduardo Romero Bomba para partilhar um pouco do seu conhecimento, adquirido através dos muitos trabalhos de investigação realizados sobre este período e território.

Eduardo Romero Bomba é licenciado em Geografia e História com especialidade em Pré-história e Arqueologia pela Universidade de Sevilha e Doutorado em Património pela Universidade de Huelva. Dirigiu, até ao momento, mais de trinta escavações arqueológicas na Andaluzia Ocidental e também em Portugal. Tem publicado em revistas especializadas, livros, capítulos de livros, e participado em diversos congressos e conferências. Faz parte do projeto de investigação sobre arquitetura proto-histórica do sudoeste peninsular e do grupo de investigação HUM-838 da Universidade de Huelva.