Arrancaram esta semana as obras de reconversão do espaço verde na entrada da urbanização Quinta da Cerca, em Castro Marim, devolvendo-o à comunidade com mais e melhores condições e medidas de combate ao problema da seca no território, tendo sido submetida uma candidatura ao Fundo Ambiental.

Prevê-se para aquele local a criação de um circuito pedonal, uma zona de lazer e picnic com mesas e bancos, além de outro mobiliário urbano e equipamentos de fitness.

Para contribuir para o combate da problemática da seca que afeta o concelho de Castro Marim e a região algarvia, vão ser plantadas espécies autóctones e instalado um sistema de rega com gestão por telemetria para reduzir os consumos de água.

Este novo sistema permite regar de forma totalmente remota e automática, através de uma plataforma de gestão de controladores no terreno, tornando a irrigação mais eficiente e racionalizando o consumo de água, com os menores custos possíveis.

Os habitantes da urbanização da Quinta da Cerca e do concelho de Castro Marim terão ainda acesso neste local a uma ilha de compostagem doméstica, onde poderão colocar os seus biorresíduos, no âmbito de uma aposta e de uma campanha de sensibilização do Município.

Os biorresíduos são os resíduos biodegradáveis que são produzidos nas cozinhas, como cascas de fruta, legumes, carne, peixe e outros restos de comida.