Arrochela é apelido tirado da cidade de La Rochelle, na Bretanha.
O primeiro desta origem a chegar a Portugal veio para combater os Mouros, no tempo de D. Afonso Henriques e fixou-se em Gois em 1130.
Seria seu descendente Gil Martins de Arrochela, de Leiria, filho de Martim Martinez Botelho e de Eiria Estevez de Noia (D. Pedro Conde de Barcelos, 1344).
A Nicolau de Arrochela Vieira de Almeida Sodré Lobão de Morais e Castro Pimentel foi concedido, pela Rainha D. Maria II, o título de Conde de Arrochela em 1852 (fig. brasão). Nicolau nasceu em 1799, filho de Heitor de Arrochela Vieira de Almeida Malheiro e de Margarida Isabel de Freitas Faria e Gouveia e foi casado com Virgínia Thatcher (filha de Thomas Thatcher e de Hannah Thatcher)
No Algarve o apelido deve provir de Nicolau de Arrochela. Vindo de França, em cerca de 1450, casou em Faro com Francisca de Faro, filha de Diogo Lopes de Faro (Felgueiras Gaio, 1678).
Foram filhos de ambos, Gaspar de Arrochela e Faro e outro cujo nome se desconhece e que deixou geração no Algarve. O sítio da Arrochela, na margem direita do rio Arade, a 2 km para poente de Silves, pode estar relacionado com a família…
Gaspar de Arrochela e Faro casou em Gois com Catarina Anes, filha de Pedro Afonso.
Nicolau de Arrochela e Faro, filho de Gaspar e de Catarina Anes, casou com Ana de Araújo, filha de Diogo de Araújo e de Leonor Fernandes Chamisso.
Heitor de Arrochela, filho de Nicolau e de Ana, casou com Beatriz da Fonseca, filha de D. Francisco da Fonseca, nascido em cerca de 1465, Arcediago de Fonte Arcada e Bispo de Tripoli e de Leonor de Medim.
Nicolau de Arrochela, filho de Heitor e de Beatriz da Fonseca, casou com Beatriz Girão, filha de Gonçalo Barreiros e de Ângela Girão…
Filipa de Arrochela foi casada em Loulé com Brás de Brito (filho de Diogo Madeira de Brito e de Antónia de Brito), depois de 1566, data do 1º casamento do marido com Catarina Bocarro. Filipa faleceu em Loulé em 1578.