Em 2021 o concelho de Odemira conta com 12 praias com Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

As praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara vão hastear a Bandeira Azul.

A Cerimónia Oficial do primeiro Hastear da Bandeira Azul em águas interiores será realizada na Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara,  no dia 15 de junho, pelas 11.30 horas, data que marca também o início oficial  da época balnear no concelho de Odemira.

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul promove, anualmente, uma Cerimónia Oficial do hastear da 1ª Bandeira Azul elegendo uma região e um promotor que se destacam pelo desempenho na gestão sustentável ao longo dos vários anos de candidatura ao galardão e vem assim reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Município de Odemira na melhoria das condições e gestão ambiental das suas praias.

Foram aprovadas as 12 candidaturas apresentadas pela autarquia à Bandeira Azul, o que comprova a qualidade das praias odemirenses e o empenho do Município na sua qualificação.                                                                                                                          

Em 2021, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu o Galardão Qualidade de Ouro a sete praias de Odemira: Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara. O concelho conta com cinco praias acessíveis (Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal),  duas praias naturistas (no Malhão Norte e Alteirinhos Sul) e uma praia de uso canino (onde é possível levar os amigos de quatro patas).

A associação ambientalista Zero distinguiu os Alteirinhos como praia Zero Poluição. De acordo com os critérios da associação, uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

 

Por: CM Odemira