A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, na sequência de uma investigação criminal, realizou, ontem, através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, uma ação de fiscalização direcionada a uma Unidade Industrial recetora de azeitona no concelho de Mourão.

Durante a ação verificou-se no operador económico existência de 13 toneladas de azeitona, a qual é proveniente de diversos furtos ocorridos em toda a região do Alentejo.

Da ação resultou a instauração de um processo-crime, pelos ilícitos de Furto e Recetação e a apreensão de 13 000 Kg de azeitona, avaliada no mercado em mais de 16.000,00 Euros, bem como diversa documentação indiciária da prática dos crimes em questão.

Da investigação resultou também a identificação dos diversos autores materiais dos ilícitos criminais detetados, bem como, de alguns lesados com a prática desses furtos.

A ação contou com a colaboração de segurança dos elementos da Guarda Nacional Republicana de Mourão.

A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.

 

Por: ASAE