A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, revela que o número de queixas sobre as companhias aéreas está a aumentar consideravelmente face ao contexto atual. Das mais de 100 reclamações, a TAP surge como a empresa mais mencionada. A organização revela que existe uma linha direta para atendimento a todos os consumidores afetados por cancelamentos ou atrasos nos seus voos.
Sónia Covita, Coordenadora da Área Jurídica e Económica da DECO PROTESTE afirma que “só nos primeiros oito dias de julho recebemos 108 queixas referentes a viagens aéreas, o que nos indica que irá superar a média de registos em meses anteriores. Entre a TAP, Ryanair e Easyjet, o balanço da DECO PROTESTE destaca a TAP como a empresa mais reclamada este ano, com o número de queixas a superar as 430. As outras duas companhias reportam 47 e 59 queixas respetivamente”.
Quanto à origem das queixas, os portugueses têm reclamado principalmente sobre atrasos e cancelamentos de voos, overbooking e perdas de bagagens.
Sónia Covita relembra que “existem inúmeros consumidores que procuram reembolsos e indemnizações e não sabem como proceder, pelo que é importante estar na linha da frente e apoiar todos os que se deparem com estas situações e que não saibam quais os seus direitos. A formalização da reclamação é determinante para a resolução das questões, e esta pode ser feita através da linha de apoio (218410858), através de email ou pela página www.deco.proteste.pt/reclamar”.
Dados sobre reclamações de Companhias Aéreas em 2022:
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
Julho (até dia 8) |
248 |
137 |
161 |
136 |
183 |
145 |
103 |