Para o autarca, a medida definitiva para aumentar a segurança de automobilistas e peões naquele local passa pela construção urgente de uma rotunda no cruzamento de Santa Rita, na Estrada Nacional 125, como aliás está previsto no plano de requalificação global daquela via, e não pelo encerramento parcial dos acessos, com óbvios prejuízos para a população e empresas.
Recorde-se que, de acordo com o modelo de circulação agora definido, é necessário percorrer mais de 7 km para fazer inversão de marcha (em segurança, nas rotundas mais próximas) para entrar ou sair no acesso principal à aldeia de Santa Rita sempre que tal manobra implique a viragem à esquerda ou o cruzamento da via principal.
Tal mudança já levou ao protesto da população, que se diz lesada com a opção implementada pela concessionária.
Nesta sequência, e com vista a mitigar os problemas a curto prazo, a Câmara Municipal vai apresentar um conjunto de propostas alternativas que podem passar pela colocação de dispositivos redutores de velocidade, pela alteração da velocidade máxima de circulação no local ou até pela instalação de semáforos.
A reunião desta quinta-feira contou também com a presença do chefe de divisão de Obras Municipais e Espaço Público da Câmara Municipal de VRSA e de uma empresária local.
De forma a debater o assunto e informar as populações sobre as diligências a tomar, o município de Vila Real de Santo Antonio e a Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela vão promover uma sessão de esclarecimento, este sábado, às 16h00, na sede da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela.