Investimento cria condições de excelência para competições de nível nacional e internacional e aumentará número de estágios desportivos

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António iniciou a obra de requalificação da pista de atletismo do Complexo Desportivo municipal. O investimento ascende aos 450 mil euros, tem um prazo de execução de três meses e é financiado pela Taxa Turística do município de VRSA.

A esta operação junta-se a requalificação da zona de lançamentos, orçamentada em cerca de 70 mil euros. No total, serão investidos mais de 500 mil euros naquela que é uma das principais infraestruturas desportivas da região.

A nova pista contará com 8 corredores de corrida e áreas técnicas de lançamento e de salto. Será certificada para provas internacionais, respondendo aos requisitos das competições de atletismo de alto nível.

Os trabalhos em curso contemplam a remoção integral do pavimento existente, que se encontrava em elevado estado de degradação, substituindo-o por um novo, dotado com padrões de excelência, o que se refletirá, de igual modo, nas performances dos atletas.

O novo piso voltará a dotar o Complexo Desportivo de VRSA com todas as condições para o treino e a realização de provas e eventos de nível nacional e internacional, aumentando a qualidade da oferta disponível e ampliando o número de estágios desportivos.

A intervenção permitirá captar estágios pré-olímpicos de preparação dos Jogos Olímpicos «Paris 2024» e irá reforçar o posicionamento do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António como uma referência no panorama Europeu.

«Ao investirmos no Complexo Desportivo, estamos a criar todas as condições para atrair estágios e provas ao mais alto nível. Esta medida representa também um claro combate à sazonalidade turística, permitindo aumentar as taxas de ocupação hoteleira e o número de dormidas no nosso concelho na época baixa», afirma Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de VRSA.

«Com a realização dos Jogos Olímpicos de 2024, a utilização da pista nos primeiros meses do próximo ano atingirá níveis sem precedentes, já que muitos atletas nacionais e internacionais preparam-se para escolher Vila Real de Santo António como o local de preparação para este evento de renome mundial, reforçando o posicionamento da região e do município como cidade dos desportos», afirma Álvaro Leal, vereador da Câmara Municipal de VRSA com o pelouro do desporto.

Recorde-se que, entre janeiro e setembro de 2023, o complexo desportivo já ultrapassou o número de estágios efetuados ao longo do ano de 2022 (janeiro a dezembro). Estes dados demonstram o interesse crescente pelo equipamento e justificam a importância da obra de renovação da pista.