Os cuidadores devem sinalizar o surgimento de novos animais para aplicação do programa, assim como quando são necessários cuidados médico-veterinários.
A colocação destes abrigos potencia as valências positivas do programa CED e melhora as condições em que vivem os gatos silvestres e assilvestrados pertencentes a uma colónia.
Esta é uma das medidas do Plano Municipal para o Bem-Estar e Proteção Animal de Tavira. Em 2023 foram beneficiados três locais, prevendo-se, ainda, a colocação destas estruturas em mais 15 colónias situadas em diferentes freguesias do concelho.
O objetivo desta medida é facilitar o controlo populacional dos gatos silvestres e assilvestrados que vivem na rua, permitindo uma aplicação mais eficiente do programa CED (Captura – Esterilização – Devolução) para que o número de gatos não cresça descontroladamente.
O Programa CED tem vindo a ser levado a cabo pelo Município de Tavira, ao longo dos anos, pelo qual os gatos são esterilizados, vacinados e chipados e são tratados por cuidadores informais identificados.