Para cumprir este objetivo, o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, reuniu-se, esta quarta-feira, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Guarda Nacional Republicana e o presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo no sentido de iniciar o processo de reabilitação daquela área e proceder à remoção das estruturas ilegais que foram sendo instaladas nos últimos anos.
O objetivo das entidades, que irão iniciar um trabalho conjunto, é manter no terreno apenas os pombais pertencentes a columbófilos federados, procedendo depois à sua migração para a Aldeia Columbófila que irá ser instalada nas proximidades.
A medida visa ordenar aquela zona protegida do território, a qual integra a Mata Nacional das Dunas Litorais, removendo estruturas ilegais e corrigindo situações que poderiam colocar em causa pessoas e bens, nomeadamente a propagação de fogos florestais.
Nesta sequência, o ICNF irá, nos próximos dias, notificar, através de edital, todos os proprietários das estruturas ali existentes, no sentido de se proceder à regularização da ocupação do espaço público.
A possibilidade de permanência de pombais e abrigos no local estará reservada apenas a columbófilos devidamente federados, pelo que os equipamentos não regularizados ou pertencentes a entidades não federadas serão removidos.
Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, «a construção da Aldeia Columbófila irá valorizar uma atividade com forte tradição no município e contribuirá para dignificar uma das zonas mais nobres da vila de Monte Gordo».