O candidato à Câmara de Faro pela coligação «Faro Capital de Confiança» (PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), Cristóvão Norte, participou hoje numa ação de campanha por várias ruas da cidade e afirmou o compromisso de tratar e melhorar o espaço público no concelho.

Acompanhado pelo candidato à Assembleia Municipal, José Macário Correia, e de um grupo de apoiantes e integrantes das listas aos órgãos autárquicos farenses nas eleições de 12 de outubro, Cristóvão Norte colocou o cuidado do espaço público entre as principais preocupações da sua candidatura, sob o mote “Faro com Brio”.

“A primeira preocupação dos farenses, neste momento, é ‘Faro com Brio’. ‘Faro com Brio’ significa arranjar calçadas, tratar do espaço público, remover centenas de viaturas abandonadas, garantir as passadeiras pintadas, reforçar a limpeza”, explicou o candidato à Câmara de Faro, em declarações à agência Lusa.

Cristóvão Norte quer que os munícipes de Faro “tenham orgulho na sua cidade e no seu concelho” e possam usufruir de um “espaço público digno, aprazível”, que esteja “como a sua casa, arrumada, tratada, bem resolvida”.

“Por isso, vamos fazer brigadas especializadas, sendo essa a nossa primeira prioridade. E também, ao mesmo tempo, com um programa que se designa ‘Faro Plano’, criar um corredor universal para as pessoas com mobilidade reduzida, para as mães que têm carrinhos bebés, para as pessoas mais idosas que têm doenças crónicas e que querem ter essa liberdade de poder viver o espaço público”, propôs.

O candidato da coligação PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT comprometeu-se, caso seja eleito, a criar essas brigadas especializadas nos “primeiros 100 dias”, com a participação da autarquia, de empresas municipais ou de juntas de freguesia, para alcançar o objetivo de ter “uma cidade onde todos possam viver”.

José Macário Correia, ex-presidente da Câmara (2009-2013) e candidato à Assembleia Municipal, disse à Lusa que, nas últimas semanas, os elementos da candidatura “Faro Capital da Confiança têm estado a ouvir os eleitores e perceberam que eles querem ter “orgulho” em sair à rua e ter o espaço público como a sua casa.

Macário Correia argumentou que as pessoas “têm a sua casa arrumada, têm a sala organizada, a cozinha limpa, mas saem à rua e sentem o espaço público maltratado, calçadas esburacadas, lixo onde não devia estar, ervas onde não deveriam existir”.

È preciso, segundo o candidato, ”ter mais calceteiros, mais jardineiros, mais cantoneiros de limpeza”, mas também “obrigar a que as empresas desempenhem as suas funções” nas áreas “da eletricidade e das telecomunicações” ou do ambiente, evitando a “uma certa descoordenação na gestão do espaço público” e colocando a Câmara como “pivô ativo” desse trabalho.

Além de Cristóvão Norte, candidatam-se à Câmara de Faro António Miguel Pina (PS), Adriana Marques Silva (Livre), Duarte Baltazar (CDU - coligação PCP/PEV), José Freitas Oliveira (ADN), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU, que ficou em terceiro lugar, e o Chega, em quarto, não elegeram qualquer vereador.

 

Lusa