A professora Luísa Barros vai ser a candidata da CDU à Câmara algarvia de Alcoutim nas eleições autárquicas de 12 de outubro, revelou hoje a comissão coordenadora local da coligação formada pelo PCP e pelo PEV.

Luísa Barros tem 74 anos e conta com uma trajetória de 40 anos como professora no ensino secundário, tendo desempenhado funções de direção numa escola do concelho de Almada, distrito de Setúbal, onde também foi eleita para a Assembleia Municipal, destacou a CDU em comunicado.

“Trabalhou no Turismo e no Instituto de Alta Cultura, enquanto estudante e entrou para o ensino em 1973”, realçou ainda a coligação composta pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

A CDU anunciou também o nome de Catarina Azevedo, técnica administrativa, de 44 anos, como candidata à Assembleia Municipal de Alcoutim, concelho serrano localizado no nordeste do distrito de Faro.

A formação política traçou a eleição de representantes para os órgãos autárquicos como uma das principais metas das candidaturas de Luísa Barros e Catarina Azevedo à Câmara e à Assembleia Municipal de Alcoutim, respetivamente.

“[…] A CDU dá um importante passo na preparação das eleições autárquicas de outubro, com vista a alcançar o objetivo de voltar a ter representação nos órgãos municipais”, estabeleceu a comissão coordenadora local da coligação.

Luísa Barros tem já o engenheiro José Miguel Ghira, do Chega, como adversário conhecido nas eleições para a Câmara de Alcoutim.

O atual presidente da Câmara de Alcoutim é o socialista Paulo Paulino, que ascendeu à liderança do município em maio de 2024, após a saída do então presidente, Osvaldo Gonçalves, quando cumpria o seu terceiro mandato consecutivo na presidência.

Nas últimas eleições para a Câmara de Alcoutim, em 2021, o PS venceu com 55,07% dos votos, elegendo três vereadores, o PSD/PPD ficou em segundo lugar com 37,34%, com dois vereadores, e o PCP-PEV ficou na terceira posição, com 2,99% e sem representação.

Nessas eleições, o Chega foi a quarta força mais votada, com 1,07%.

As próximas eleições autárquicas estão agendadas para 12 de outubro.

O município de Alcoutim, com sede na vila homónima, tem 575,36 km2 de área e 2.413 habitantes (2023).

O concelho é limitado a norte pelo município de Mértola (Baixo Alentejo), a leste pelo rio Guadiana e por Espanha, a sudeste por Castro Marim (Algarve), a sudoeste por Tavira (Algarve) e a oeste por Loulé (Algarve) e Almodôvar (Baixo Alentejo).

 

Lusa