O presidente do PSD do Algarve, Cristóvão Norte, disse hoje que o partido obteve no domingo, no distrito de Faro, uma votação «bem maior» do que a alcançada nas últimas autárquicas, embora sem reflexo em presidências de Câmara.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da comissão política distrital do PSD do Algarve afirmou que, até às últimas autárquicas, a formação social-democrata e o PS ficavam com “quase todo” o “bolo” expresso em votos pelos eleitores nas urnas e destacou que, apesar da entrada do Chega na equação, o partido ficou “com uma fatia bem maior” dos votos expressos no domingo.

“Essa fatia é invisível no número de presidências de Câmara, isso é bem verdade”, reconheceu Cristóvão Norte, assumindo que o PSD perdeu no distrito de Faro, mas vai continuar a trabalhar para esbater as “diferenças inferiores a 5%” que o impediram de vencer em cinco municípios do Algarve (Loulé, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António).

As listas do PSD ou das coligações lideradas pelo PSD “venceram seis Assembleias Municipais, 20 Juntas de Freguesia e apoiaram mais 5 movimentos independentes”, acrescentou Cristóvão Norte.

O dirigente do PSD do Algarve também destacou o aumento de “30% o número de votos”, que subiu “de 49.000 para mais de 64.000”, quantificou.

“Crescemos em todos os domínios”, considerou.

Nas eleições de domingo, o PS manteve a maioria das Câmaras do distrito de Faro, ao vencer em 11 das 16 autarquias algarvias, incluindo a capital de distrito, numa noite eleitoral também marcada pela vitória de Rui Cristina, do Chega, em Albufeira, pondo termo a mais de 20 anos de gestão do PSD.

O PS venceu em Alcoutim, Lagos, Monchique, Portimão, Lagoa, Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, o PSD venceu os municípios de Castro Marim e Vila do Bispo, a CDU manteve-se em Silves, o Chega destronou o PSD em Albufeira e o Movimento Independente Renascer ganhou em Aljezur, impedindo a reeleição do autarca socialista.

António Miguel Pina foi um dos grandes vencedores da noite, ao derrotar a lista da coligação “Faro Capital da Confiança” (PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), encabeçada por Cristóvão Norte, e reconquistar a Câmara de Faro para o PS, pondo termo a 16 anos de maiorias lideradas pelo PSD.

A noite eleitoral de domingo no distrito de Faro ficou também marcada pela vitória de Rui Cristina em Albufeira, que impediu a reeleição de José Carlos Rolo, do PSD, e marcou a estreia do Chega no poder autárquico do Algarve, depois de o partido ter ganhado as legislativas de 2024 e de 2025 na região.

O PSD conquistou a Câmara de Vila do Bispo, elegendo como presidente Paula Freitas, após 16 anos de liderança socialista, enquanto Filomena Sintra foi eleita pela primeira vez presidente da Câmara de Castro Marim, embora já desempenhasse o cargo desde abril, quando o então presidente Francisco Amaral deixou a autarquia, a meses de finalizar o seu terceiro e último mandato.

 

Lusa