partiu, esta terça-feira, para Viana do Castelo, uma delegação de desportistas dos cinco municípios para competirem nos jogos de 2022, que se realizam de 11 a 15 de julho.
A participação dos atletas é possível graças ao apoio das cinco autarquias envolvidas, pelo que todos os desportistas estão equipados com a mesma imagem do Baixo Guadiana Náutico, que procedeu à criação e certificação da Estação Náutica do Baixo Guadiana.
Recorde-se que a Associação Naval do Guadiana foi a entidade impulsionadora deste projeto, com o indispensável apoio dos municípios que integram este espírito cooperativo de divulgação, dinamização e aproveitamento das potencialidades náuticas do Baixo Guadiana.
A Estação Náutica é uma plataforma de cooperação entre os atores públicos e privados, económicos e sociais identificados com o território do Baixo Guadiana e pretende desenvolver a oferta de um produto turístico baseado nos recursos marítimos e naturais.
Esta participação será o recomeço de uma importante cooperação transfronteiriça a nível desportivo e náutico, que terá grande impacto no território e na economia.
É, aliás, no Baixo Guadiana, que há 39 anos se realizam as mais antigas provas náuticas de organização transfronteiriça da Península Ibérica, nomeadamente a tradicional Subida e Descida do Rio Guadiana à Vela e a Regata Internacional de Canoagem.
Os Jogos Náuticos fazem parte dos eventos que, a cada ano, destacam os pontos fortes marítimos e náuticos das regiões do Espaço Atlântico europeu.
O município de Vila Real de Santo António felicita todos os desportistas que irão integrar os XXIII Jogos Náuticos do Atlântico, a decorrer em Viana do Castelo.