O corpo do contador de histórias é presença, emissão, projeção, gesto…, forma parte do diálogo que se mantém entre quem conta e os que escutam. A partir do corpo o narrador estabelece uma comunicação não-verbal com o seu público e essa comunicação acompanha o seu discurso oral de forma a completar e “ilustrar” o que as suas palavras dizem. A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação dos seres humanos e está intimamente ligada ao pensamento e ao sentimento.
Esta formação pretende estimular e fazer com que os participantes aprendam a ver a linguagem corporal como “língua falada: portadora de imensos significados”.
Experimentar, investigar novas expressões, descobrir e observar as sensações que os movimentos criam no nosso corpo e a sua relação com a fala, treinar diferentes expressões (diálogo não verbal com o público) e estimular a descoberta do repertório de gestos de cada participante são alguns dos objetivos propostos. “Quem conta histórias utiliza muitas técnicas para desenvolver a sua arte, entretanto, é bom recordar que o corpo também conta!”, considera a formadora.
A formação é essencialmente prática. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Inscrição prévia para biblioteca@cm-loule.pt
Confere-se diploma de participação