A Biblioteca Municipal de Silves (BMS) desenvolve nos dias 12, 18 e 23 de outubro três ações para públicos distintos: crianças, alunos do ensino secundário e seniores.

Eu quero saber sobre…Robôs é a ação que terá lugar a 12 de outubro, pelas 15h30. Esta atividade, destinada ao público entre as crianças dos 6 aos 13 anos e suas famílias, permitirá que os participantes consigam aprender de forma divertida e interativa muitas curiosidades sobre estes pequenos aparelhos.

Dinamizada pelo Centro de Ciência Viva de Lagos e organizada pela autarquia silvense, esta ação requer inscrição prévia para que se possa participar.

No dia 18 de outubro, pelas 10h30, o auditório da BMS acolherá um grupo de alunos do Ensino Secundário que fará a visualização do filme «Fracking the Contract», da realizadora Sophie Rousmaniere. Esta obra acompanha a luta civil em torno da prospeção petrolífera na Costa Algarvia.

Realizado em 2018, o filme relata as ações desenvolvidas nomeadamente por João Camargo, ativista e especialista em questões climáticas, Ângela Rosa, uma agricultora local e Laurinda Seabra, uma ex-funcionária da indústria petrolífera na África do Sul, no seu esforço de formarem grupos comunitários de apoio e coloca questões como: pode o envolvimento cívico fazer a diferença? Podemos fazer a diferença nos dias de hoje? Quem está realmente no comando, políticos ou moradores locais?

Sophie Rousmaniere é uma cineasta premiada que trabalha como realizadora e jornalista freelance nos EUA e no resto do mundo, abordando sempre nos seus trabalhos questões culturais, sociais e políticas. Ao longo da sua carreira realizou diferentes documentários sobre os direitos humanos e ambientais abordando temas como a mineração de urânio em terras indígenas nos EUA (www.yellowfeverfilm.com), projetos comunitárias na África Ocidental ou problemáticas femininas no Paquistão. É Diretora Executiva da Issue Television, uma ONG sem fins lucrativos que usa os digital media como meio de educação.

A terceira ação, que acontece a 23 de outubro, é mais uma sessão das leituras intemporais, projeto de promoção da leitura junto do público sénior, em lares, au a autarquia tem vindo a dinamizar. Consiste na leitura de textos selecionados pelas técnicas da BMS, que servem de mote para a construção de um diálogo com os idosos, recuperando as suas memórias e histórias, num ambiente informal e afetivo. Desta feita serão seus destinatários os utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Silves.

 

Por: CM Silves