Sofia Graça Aranha mostra o lado frágil e pouco visto das espécies marinhas no programa televisivo «Ameaçados».

Acaba de estrear no Brasil uma série de 14 episódios - conduzida por Sofia Graça Aranha, aluna do Doutoramento em Ciências do Mar, da Universidade do Algarve - que promete revolucionar o modo como olhamos para os animais marinhos.

Se, como avança, em entrevista à Folha de São Paulo, muitas das espécies marinhas são vistas como perigosas e ameaçadoras, a bióloga da UAlg pretende aproximar o público destes animais, questionando-o sobre quem é, afinal, o verdadeiro predador.

Ao mergulhar com tubarões e outras espécies marinhas, num ambiente de tensão, mas também de beleza e calmaria, Sofia tem como objetivo formar públicos e despertá-los para a temática ambiental, uma vez que, como avança, a conservação da natureza depende da mudança de hábitos dos humanos.

“Desde sempre as pessoas foram ensinadas a ter medo desses animais, mas a verdade é que grande parte das espécies que estão no oceano sofrem algum tipo de ameaça pelas interferências do homem. Mesmo animais que estão na lista vermelha vivem em ambientes muito frágeis”.

Gravado em cinco países, ao longo do ano de 2017, “Ameaçados” é exibido todas as terças-feiras, pelas 22h00, no canal brasileiro Off. Os episódios já exibidos encontram-se disponíveis através do Globosat Play.

Leia a reportagem na íntegra aqui.

 

Por: UAlg