De destacar ainda os 38% de aumento no número total de visitantes, que este ano ultrapassou os 63.000. Este aumento reflecte um crescimento de 26% nos visitantes profissionais e 59,5% no público.
Para Dália Palma, gestora da BTL, esta edição “é sinónimo de um ano de grande otimismo para o turismo nacional. Durante o evento tivemos a oportunidade de ouvir a opinião de muitos dos nossos expositores que manifestaram elevada satisfação com o resultado da sua participação na BTL, quer nos dias B2B, quer nos dias B2C, onde se registou um enorme aumento da procura, motivado pela diversidade de destinos e pelas oportunidades disponíveis para a reserva de férias”.
Dália Palma, explicou que “os resultados obtidos foram extraordinários. O Sector o Turismo está de parabéns! Uma vez mais, a indústria do sorriso demonstrou a sua capacidade e ambição de fazer deste, o sector da economia portuguesa que mais contribui para as exportações de serviços. Os nossos parceiros cumpriram as suas metas, criaram contactos, apresentaram ofertas, mas acima de tudo houve tempo para o diálogo e discussão de ideias, que é também uma missão da BTL.”, destacando a contribuição da Confederação do Turismo de Portugal e as demais Associações Sectoriais e Entidades Regionais, bem como do Turismo de Portugal e TAP enquanto parceiros estratégicos.
Para Dália Palma, o sucesso desta edição ficou também a dever-se à capacidade de inovar, com o surgimento de novas áreas e conteúdos, mas também foi o reflexo da aposta clara na internacionalização, um dos eixos estratégicos do evento. “Se temos a ambição de posicionar a BTL cada vez mais como o grande Marketplace de negócios do turismo, é fundamental estarmos atentos à evolução do sector, às novas propostas, às novas tendências e às novas dinâmicas do mercado”.
Promovida pela Fundação AIP, esta 33ª edição da BTL foi palco de discussão de temas centrais e transversais ao sector do Turismo, como a questão dos Recursos Humanos, da Sustentabilidade, da Inovação, da evolução da oferta e procura turística, do turismo cultural ou do turismo LGBTI+, uma das novidades dessa edição. De destacar que entre as acções promovidas pela BTL juntamente com os seus parceiros, e as acções desenvolvidas pelos expositores, realizaram-se mais de 800 side events durante a BTL
O destino nacional convidado, o Centro de Portugal, registou uma adesão bastante positiva. Muitos visitantes quiseram conhecer mais da região, dando destaque ao município convidado, Aveiro. No que concerne ao destino internacional, a Tunísia, foi também palco de grandes novidades para o público, apresentando regiões até aqui pouco conhecidas pelos turistas portugueses neste que é um destino predilecto do mercado nacional.
O programa Hosted Buyers, que promove a realização de negócios B2B, afirmou-se novamente como fundamental para os participantes profissionais. O programa realizado em parceira do Turismo de Portugal e da TAP, contou com 120 Hosted Buyers de 25 mercados emissores, mais de 2000 reuniões agendadas com 235 empresas. Este programa reforçou mais uma vez a qualidade e a representatividade dos diversos segmentos do sector do turismo, abrindo portas à qualificação dos buyers para a compra do destino Portugal.