SEGUNDO PERÍODO
O segundo período de aulas arranca a 10 de janeiro, devido à semana de contenção. Na semana de 2 a 9 de janeiro, haverá medidas mais restritivas para evitar o cruzamento de pessoas fora dos agregados familiares.
O adiamento aplica-se a todos os níveis de ensino, público e privado, incluindo creches e ATL. Contudo, os estabelecimentos particulares de ensino especial, segundo o despacho publicado em Diário da República, vão cumprir as mesmas pausas no calendário que o ensino público, mas podem assegurar «as atividades letivas em regime presencial no período compreendido entre 27 de dezembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022».
Para que isso seja possível, terá de ser feita uma «solicitação dos encarregados de educação”, e terão de ser garantidas as “condições de segurança de acordo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde».
PAUSA DO CARNAVAL
- A pausa ia de 28 de fevereiro a 2 de março, mas passa para 1 de março.
FÉRIAS DA PÁSCOA
- O arranque das férias está marcado para o dia 11 e estende-se até 18 de abril. Antes, a título de curiosidade, iria dar-se início a 6.
TERCEIRO PERÍODO
- O terceiro período começa a 19 de abril e termina entre 7 e 30 de junho, dependendo do ano de ensino. Aqui, o calendário não trouxe alterações.
ENTRE 2 E 9 JANEIRO
- Como já foi referido acima, na semana a seguir à passagem de ano (entre 2 e 9 de janeiro) serão reduzidos os contactos, para evitar a propagação da covid-19 e o aumento de casos.
Durante essa semana, o teletrabalho passa a ser obrigatório e as discotecas e bares vão permanecer encerrados.
Por: Filipe Vilhena