No dia 15 de setembro inicia-se oficialmente o ano letivo 2014/2015 no concelho de Aljezur, mas a preparação do novo ano já se iniciou há muito envolvendo toda a comunidade escolar – docentes e não docentes, pais, alunos e a própria autarquia têm estado envolvidos no que é a azáfama habitual de preparação, para que tudo corra da melhor maneira desde o início de um novo ano escolar.

Nem sempre é fácil face às limitações que são recorrentemente colocadas quer à Educação quer ao Poder Local, para dar a resposta eficaz e necessária aos alunos, famílias e profissionais.

No que são as competências das autarquias em matéria de educação, o município manteve todas as medidas que visam apoiar os alunos e as famílias do concelho e garantir condições e oportunidades às crianças e jovens do concelho nos seus percursos escolares. A atribuição de escalões da ação social escolar, garantir a componente de apoio à família e as refeições escolares através de acordos com o Agrupamento de Escolas de Aljezur e a Casa da Criança do Rogil, a rede de transportes escolares no concelho desde o pré-escolar até ao ensino básico, a oferta dos manuais escolares aos alunos de todo o 1.º ciclo, são medidas que todos os anos são garantidas e foram ou estão a ser executadas.

Novidade neste início de ano é a concretização da requalificação do Parque Infantil da EBI/JI, uma vez que o parque anterior, executado pela antiga Direção Regional de Educação, estava em muito mau estado e houve que remover os equipamentos. O novo parque, totalmente custeado pelo Município de Aljezur em cerca de 40 mil euros, além de ter ganho mais equipamentos permite também ser utilizado por crianças mais velhas (questão tanto mais relevante visto falarmos de uma escola básica integrada) e o piso foi completamente remodelado.

Este era um objetivo de elevada prioridade, a que conseguimos atempadamente dar a resposta necessária e que naturalmente nos deixa satisfeitos, mais até por sabermos que cumprimos em relação às crianças do concelho pois também é para elas que o esforço e o trabalho do Município se dirige.

Naturalmente o apoio do município ao desenvolvimento educativo no concelho vai para lá destas medidas, uma vez que há uma atenção e um apoio constante às necessidades das escolas também no plano pedagógico, para o desenvolvimento e concretização do Projeto Educativo – falamos do apoio às visitas de estudo, ao Desporto Escolar, à iniciação ao meio aquático para todos os alunos do pré-escolar ao 9.º ano, aos alunos com necessidades educativas especiais, e de maneira geral aos projetos pedagógicos que vão sendo desenvolvidos.

Também se mantém este ano o acordo alcançado no ano letivo anterior com a transportadora EVA, para que os alunos de Aljezur que frequentam as escolas secundárias de Lagos, mantenham as condições de transporte casa-escola-casa substancialmente melhoradas, com a colaboração de ambas as escolas secundárias (Júlio Dantas e Gil Eanes). Os custos deste acordo firmado com a EVA serão integralmente suportados pelo município não havendo portanto, alteração no custo do passe para os alunos.

Irão ainda manter-se também as medidas de apoio para os alunos do ensino secundário e do ensino superior, designadamente subsídios de transporte e alojamento, no caso do secundário e as bolsas de estudo para o ensino superior.

O início do novo ano letivo vai ser ainda assinalado com a oferta de agendas escolares aos alunos do ensino básico e aos docentes, sendo que haverá também uma lembrança especial para as crianças do ensino pré-escolar.

 

Por CM Aljezur