A Câmara de Monchique vai ter um orçamento para 2023 no valor de 23 milhões de euros, mais 1,4 milhões do que o deste ano, priorizando investimentos na proteção civil, educação e ambiente, indicou a autarquia.

O orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2023 do município de Monchique, no distrito de Faro, foram aprovados em reunião de Câmara por maioria com os votos a favor dos três eleitos pelo PS e as abstenções dos vereadores do PSD (um) e do CDS-PP (um).

O documento foi também aprovado por maioria na Assembleia Municipal, com os votos a favor do PS (11) e CDU (um) e as abstenções do PSD (quatro), CDU (um) e do movimento Cidadãos Por Monchique (um).

O presidente da Câmara de Monchique, Paulo Alves, disse à agência Lusa que o aumento de 1,4 milhões de euros no orçamento para o próximo ano é dirigido a três eixos estratégicos: a conclusão do Centro de Meios Aéreos, a remodelação da Escola do Ensino Básico 2,3 Manuel do Nascimento e investimentos no reordenamento da floresta.

“Prevemos concluir no próximo ano o Centro de Meios Aéreos, obra fundamental para a proteção civil, lançar a obra de remodelação da escola e concretizar investimentos no reordenamento da floresta, onde estão incluídas candidaturas ao Fundo Ambiental”, indicou o autarca.

De acordo com Paulo Alves, entre os projetos com maior peso orçamental “estão ainda investimentos na reparação da rede viária e na recuperação do parque de estacionamento no centro da vila”.

Entre as prioridades estão também projetos nas vertentes da digitalização, eficiência energética, habitação, ambiente e da reabilitação do Parque da Vila.

A reabilitação deste equipamento engloba um centro de BTT, um anfiteatro natural, parque infantil, campo de padel, equipamentos para a prática de exercício no exterior e um bar de apoio às piscinas municipais, precisou.

“É um orçamento de continuidade, de rigor e que reflete as necessidades do concelho e os objetivos do executivo municipal para dar resposta e melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu.