O Município de Aljezur aprovou, por maioria, com os votos contra do Grupo de Cidadãos Eleitores - Renascer, o apoio à atividade da valência de Creche, da Casa da Criança do Rogil.
A Casa da Criança iniciou esta valência social em outubro de 2008 com a Creche de Aljezur e alargou a resposta em 2010 com a abertura da Creche em Odeceixe. Hoje, as duas creches representam uma resposta social importantíssima, com capacidade de resposta para 73 crianças, deste o berçário até aos 3 anos. Devido a diversos fatores, que afetam a sustentabilidade das IPSS de modo geral, muito particularmente as que operam em territórios de baixa densidade e distância aos grandes centros populacionais, como é o caso do concelho de Aljezur, a resposta já é, financeiramente, deficitária para a IPSS.
 
No sentido de poder manter esta valência em funcionamento e garantir a qualidade da resposta às crianças e às famílias, a Câmara aprovou o apoio à instituição no valor de 50 euros por vaga em Odeceixe e Aljezur, perfazendo um apoio no total de 3650 euros mensais.
 
Desde a primeira hora que a autarquia sempre apoiou esta instituição, pelo que representa de inegável interesse para o município e a sua população. E porque também sempre esteve ao lado do município de Aljezur, na criação de respostas socias das mais diversas. Desde a sua fundação enquanto IPSS e como parceiro fundamental da Rede Social do Concelho de Aljezur, foi correspondendo aos desafios do Município e da população, em favor das famílias que aqui residem.
 
O apoio agora aprovado, traz contudo o desafio de trabalhar conjuntamente, no sentido da sustentabilidade desta resposta social – Creche, que passará pelo aumento da capacidade atual com mais duas salas - uma em Odeceixe e outra em Aljezur, não deixando de se perspetivar e avaliar novas possibilidades para este tipo de serviço, face ao aumento de crianças e famílias jovens no concelho de Aljezur.