A Câmara Municipal de Monchique, no âmbito do plano de renovação da frota municipal e dando continuidade a este investimento, adquiriu novas viaturas com o intuito de criar melhores condições de trabalho e consequentemente melhorar a prestação do serviço à população.
Um dos objetivos deste executivo municipal é a requalificação, renovação e substituição do ativo imobilizado de forma a aperfeiçoar as condições de funcionamento e resposta, reduzindo assim os elevados encargos com manutenções e reparações, considerando que as viaturas e os equipamentos já se encontravam obsoletos e ultrapassados.
 
Neste sentido e, ao longo do primeiro ano de mandato, já foram adquiridas três viaturas e equipamentos (viatura de recolha de RSU/lixo, viatura cabine dupla tribasculante e máquina de corte de alcatrão), sendo agora este número atualizado, com a aquisição/aluguer de mais três viaturas.
 
A viatura da presidência foi agora substituída por outra, adquirida em aluguer operacional (renting) por quatro anos, desta vez um veículo ligeiro híbrido, energético e ecologicamente eficiente, considerando que a antiga já contava com 20 anos de matrícula e com elevados custos de manutenção.
 
O transporte escolar foi também beneficiado com a aquisição de uma carrinha de 17 lugares (usada) que irá permitir redefinir as rotas e os horários, servindo 320 crianças e jovens do concelho, entre diversos percursos, incluído rotas inter-concelhos e cujas necessidades técnicas e logísticas refletem a atividade municipal quanto ao setor de transportes.
 
As atividades operacionais dos serviços da autarquia foram também favorecidas com uma viatura com grua para transportes de sobrantes florestais/verdes, cuja necessidade já tinha sido assinalada há muito pelas equipas e que é agora suprida com esta aquisição.