Em outubro do ano transato tive a oportunidade de manifestar a Vª Exª “… a minha preocupação e desagrado, pela forma como os serviços dos CTT estão a funcionar no Concelho de Aljezur, onde constantemente nos chegam vários relatos de atrasos na entrega de correspondência, aos cidadãos que vivem no Concelho de Aljezur, assim como o insuficiente serviço prestado nas várias freguesias.”
Na ocasião dei conta de que o “… Concelho de Aljezur, tem 320 Km quadrados, localizado na extrema do Algarve, com uma população residente de cerca de 6100 habitantes recenseados, mas com uma população flutuante durante todo o ano, que varia entre os 5 mil nos meses de inverno, chegando a ter mais de 25 mil turistas diários.”
Expliquei-lhe detalhadamente o funcionamento precário nas freguesias, chamando a atenção para o que considero ser “… o mais preocupante, os atrasos constantes, na entrega de correspondência ao domicílio, onde por vezes, são superiores a 20 dias. Ora, esta situação, traz enormes prejuízos e causa grandes transtornos, principalmente com certo e determinado tipo de correspondência, que tem prazos a cumprir. As notificações das diferentes faturas de água, eletricidade, as reformas dos pensionistas, os pagamentos de diferentes organismos e serviços que têm prazos, notificações dos tribunais, entre outros, começa a ser insustentável.”
Respondeu-me, Vª Exª, é certo, dando conta de dificuldades na contratação de recursos humanos, em particular no Algarve, facto que contribuiria decisivamente para a situação “calamitosa” que lhe relatei, no nosso entendimento.
Depois das Juntas de Freguesia, terem tomado posição sobre a matéria em causa, manifestando também o seu desagrado pelo mau funcionamento deste serviço.
Exmo. Presidente Executivo,
Passados cerca de oito meses, a situação no Concelho de Aljezur ao nível da distribuição postal, não só não estabilizou, como piorou! Este é o facto!
Assim, o Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, bem como os Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia de Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil, vêm através desta Carta Aberta, rogar a Vossa Excelência, que procure aprofundar e conhecer de facto, esta realidade, e que rapidamente encontre soluções que possam melhorar definitivamente o serviço e a imagem dos CTT em Aljezur, de maneira que os seus clientes, possam confiar e reconhecer nos CTT as mais valias para as suas vidas.
Gratos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Aljezur, 1 de setembro de 2023.