A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve acolhe nesta segunda-feira, dia 8 de abril, , pelas 10 horas, o Seminário de apresentação e discussão dos resultados regionais do Roteiro Nacional para a Adaptação 2100.

O Roteiro vem atualizar o conhecimento a nível de cenários climáticos e respetivos impactes para diferentes regiões e em setores chave. As narrativas regionais apontam ainda para as medidas a considerar no sentido de uma maior resiliência climática do Algarve.

Tendo arrancado em 2020, este projeto visou avaliar a vulnerabilidade de Portugal às mudanças climáticas e estimar os custos de adaptação para os impactos esperados até o ano 2100, contribuindo para a definição de orientações sobre adaptação às alterações climáticas para o planeamento territorial e setorial.

Liderado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o projeto envolveu diversos atores, nomeadamente a Direção-Geral do Território (DGT), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Banco de Portugal e a Direção Norueguesa de Proteção Civil.

Em resumo, o RNA2100 é uma iniciativa crucial para preparar o país para os desafios climáticos futuros, promovendo a resiliência e a sustentabilidade de Portugal.

A sessão decorre no Auditório da CCDR Algarve, na Praça da liberdade, n,º 2, em Faro, nos termos do programa que anexamos.

 

CCDR Algarve