Culminando a hasta pública de alienação de jazigos no Novo Cemitério de Faro, a Câmara Municipal de Faro informa que procedeu à adjudicação definitiva de três jazigos após deliberação por unanimidade na última Reunião de Câmara, na passada semana.

Os jazigos, identificados com os números 9, 10 e 25, situam-se todos no Bloco H desta infraestrutura cemiterial e haviam sido arrematados em praça no passado dia 6 de Maio pelo valor global de 63.200,00 euros.

Esta alienação surge num momento em que o Novo Cemitério de Faro beneficia de um conjunto de melhoramentos já operados, ganhando destaque a construção do novo crematório municipal, cuja obra segue sem percalços e em ritmo acelerado.

Desta forma, mantém-se incólume a expectativa de o crematório estar concluído no final do Verão, dando cumprimento à antiga e justa reivindicação das populações que, hoje, ainda têm que percorrer centenas de quilómetros para realizar as cerimónias de cremação dos seus entes queridos.

O crematório estará equipado com dois fornos, um para as cremações funerárias e um forno pirolítico para queimar resíduos associados aos enterramentos, como flores e restos de urnas. Disporá ainda de todas as valências conexas, como sala de tanatopraxia, receção, capela ecuménica, arrecadações, instalações sanitárias e vestiário.

Com a edificação deste equipamento coloca-se também termo a um longo processo que tramitava já desde 2011, ano em que pela primeira vez o Município colocou o crematório a concurso. Após resolução de querela jurídica com o primeiro adjudicatário, que implicou a indemnização do município em 309 mil euros, foi ainda preciso aguardar que os tribunais resolvessem de forma conclusiva a contestação ao segundo procedimento, tendo a adjudicação definitiva sido assinada a 14 de Junho de 2019 com a Servilusa – Agências Funerárias S.A. e FPC Construções Lda.

De referir finalmente que nos termos do contrato de concessão, a Câmara de Faro vai receber 1700 euros por mês pela ocupação do terreno e um por cento do valor de cada cremação, tendo sido garantido um desconto significativo para os munícipes do concelho – os residentes em Faro pagarão 258 euros por cremação, enquanto os não residentes pagarão 309 euros. As ossadas terão um custo de 180 euros.

Para o Executivo camarário, esta é uma excelente notícia para a cidade e para a Região. O Presidente Rogério Bacalhau lembra mesmo “que a população há muito que pedia esta valência e era difícil explicar como o Algarve esteve tantos anos sem esta resposta”. Por outro lado, o edil considera que “o novo crematório representa também um desenvolvimento importante no que respeita à gestão dos espaços cemiteriais e permite-nos dar uma melhor resposta às necessidades de Faro e do Algarve”.

 

Por: CM Faro