9 a 13 de Março

De 9 a 13 de março, as bibliotecas escolares do concelho de Portimão vão ser palco da 14ª edição da Semana da Leitura, que contará com a participação das escritoras Analita Santos, Alice Cardoso, Goreti Costa e Helena Tapadinhas, à conversa com perto de 3.250 crianças e jovens.

Promovido localmente pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em colaboração com 28 bibliotecas escolares, o evento é assinalado no âmbito do Plano Nacional de Leitura, que este ano tem por intuito relembrar que devemos festejar a leitura como um ato comunicativo, de diálogo entre as artes, humanidades e ciências e como um espaço de encontro, criativo e colaborativo.

Em 2020, o programa da 14ª Semana de Leitura dirige-se a alunos de vários graus de ensino, do Pré-escolar ao Secundário, contemplando 28 estabelecimentos de ensino divididos pelas três freguesias do concelho. Sob o mote “Ler sempre. Ler em qualquer lugar.”, a edição deste ano promove mais uma vez o estudo e a divulgação da obra de alguns escritores, envolvendo a comunidade educativa.

O estudo das obras é integrado num projeto de atividades das referidas bibliotecas, por via da leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro, entre outros.

O projeto culmina com o encontro entre alunos e escritores, em cada uma das bibliotecas.

 

Por: CM Portimão