Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

Os 4 pontos base mais importantes que devemos procurar nos cereais de pequeno-almoço são: os açúcares, a fibra, as gorduras/lípidos e o valor calórico (calorias).

Os teores destes 4 pontos base, variam consoante a adição de determinados Ingredientes: açúcar, mel, frutos desidratados, frutos gordos, sementes e chocolate.

Na hora da escolha, tudo depende do objetivo nutricional individual.

Lembre-se que se adicionar frutos secos ou sementes irá aumentar sempre, o valor calórico da taça de cereais.

Os frutos secos dividem-se em frutos desidratados, como as ameixas, os alperces, as tâmaras, que revelam elevada concentração de açúcares simples e alguma fibra, e em, frutos gordos como os amendoins, nozes, escondem, um teor de gordura monoinsaturada elevado e fibra.

As sementes são ótimas para aumentar a crocância e o valor nutricional do pequeno-almoço, devem ser consumidas em pouca quantidade por dia (máximo 15g), desaconselhadas para pessoas com doenças inflamatórias intestinais. É fundamental que se consuma bastante água ao longo do dia para que as sementes desempenhem corretamente as suas funções.

As sementes são fontes de fibra, antioxidantes, vitaminas, minerais, gordura insaturada e proteína. Quanto mais naturais e biológicas forem melhor, sem adição de sal e açúcar.

Por vezes, mais fibra pode ser motivo de maior adição de açúcar; a menção integral pode não querer dizer que seja um melhor produto quando comparado com o original, uma vez, que poderá ter maior adição de açúcar e/ou gordura; os biológicos podem ser mais caros e do ponto de vista nutricional não serem melhores.

Em suma, o que se deseja é que a embalagem de cereais tenha um teor de açúcares igual ou inferior a 13g/100g, de gorduras igual ou inferior a 3g/100g e de fibra igual ou superior a 6g/100g. E claro, observando a sua lista de ingredientes que sejam o mais naturais possível.