Integrando as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril

Sob o mote “A resistência no feminino: vozes e silêncios das companheiras algarvias”, a segunda sessão do ciclo de conferências “A palavra é uma arma”, terá lugar no próximo dia 1 de março, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Silves. A palestra, proferida pela investigadora Maria João Raminhos Duarte, é promovida pelo Município de Silves no âmbito do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Esta conferência é o resultado de uma investigação em História Contemporânea do Algarve e pretende dar a conhecer e esclarecer o papel desempenhado pelas mulheres algarvias na oposição ao regime ditatorial, revelando as suas práticas de luta e de resistência até ao 25 de Abril de 1974.

“No Algarve, tal como no resto do país, as mulheres que se opuseram ao regime ditatorial estiveram muito tempo esquecidas ou na sombra da História, pelo que esta conferência pretende dar-lhes visibilidade, revelando o papel dos diversos tipos de oposição conduzida pelas mulheres”, salienta a investigadora.

Este serão será, ainda, uma oportunidade para Maria João Raminhos Duarte explicar como a historiografia contemporânea tardou em reconhecer o contributo feminino, e que Gina de Freitas, Rose de Melo, Helena Neves e Vanda Gorjão não deixaram cair no olvido. Adicionalmente importa relembrar que a historiografia atual se debruça sobre as questões de discriminação ou igualdade de género na resistência, bem como a questão da desigualdade de género face à PIDE, não esquecendo que relativamente à tortura, ela foi seletiva, além da permanente humilhação da condição feminina.

A terceira e última sessão deste ciclo terá como tema “A longa noite: presos políticos silvenses” e realizar-se-á no dia 15 de maio, na Casa Museu João de Deus.

A entrada é livre.