CINEMA À HORA CERTA na Fortaleza de Sagres traz o «Best of Avanca International Film Festival» às sextas e sábados entre 23 de setembro e 15 de outubro para mais uma maré de cinema de animação sem diálogos.

Serão 6 sessões por dia às 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h num programa votado pelos alunos do Algarve que no final do passado ano letivo tiveram a oportunidade de ver curtas metragens de animação de todo o mundo.

Um projeto de Isa Catarina Mateus, Vice Presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes, através do Departamento de Cinema e Educação da Federação Internacional de Cineclubes, numa co-organização do Festival com a associação PAFACUL (Património Artes Formação Ambiente Cultura) sediada no barlavento algarvio e que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Cineclubes, Município de Vila do Bispo, Freguesias do Concelho, Direção Regional de Cultura do Algarve e do Promontório de Sagres. Esta iniciativa está integrada nas Jornadas Europeias do Património.

Assim, esta proposta proporciona à comunidade e aos visitantes o contacto com o melhor do cinema de animação premiado internacionalmente que traz à tona questões ambientais e sociais.

Porque o cinema de animação de autor é transversal e intergeracional.

A seleção de filmes inclui obras de Portugal, Argentina, Eslovénia, França, Itália e Turquia.

As projeções decorrem no espaço único do Auditório da Fortaleza de Sagres. A exibição de cinema de animação enquadra-se igualmente no ano em que se comemoram os 16 anos da projeção da primeira longa-metragem da animação portuguesa “Até ao Tecto do Mundo”.

O Festival de Cinema AVANCA, que comemorou recentemente 25 anos, reúne cinema do mundo numa organização conjunta do Cine Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA / MC, IPDJ, JFA, entre outras entidades. Acontece sempre na última semana de julho e tem, ao longo do ano, extensões em diversas localidades no país e no estrangeiro.