Iniciadas no fim de março, as obras de requalificação e ampliação do refeitório escolar de Lagoa deverão estar prontas ainda antes do final de 2020.

O atual executivo camarário consciente e sensibilizado para com a necessidade de proceder a uma intervenção que contribua e permita a criação das melhores condições de utilização e de trabalho à cantina escolar, deliberou que fosse realizado um projeto que tivesse como objetivo a requalificação das instalações, e a ampliação das mesmas por forma a responder positivamente às solicitações dos utentes e simultaneamente criar as melhores condições de funcionamento dando assim este executivo cumprimento às informações do Ministério da Educação.

O edifício que está a receber obras foi construído na década de 70 do século passado e já sofreu várias alterações, mas nos últimos anos tem vindo a mostrar-se cada vez mais incapaz de responder às necessidades do Centro Escolar de Lagoa.

As obras de ampliação e reorganização do espaço, visam criar uma sala de refeições com cerca de 400 metros quadrados, que vão permitir o serviço simultâneo de todas as refeições necessárias.

Ganhar uma capacidade para mais de 500 lugares e as melhores condições de funcionamento e de trabalho, definidas pela lei em vigor, é o objetivo desta obra que deverá estar pronta antes do fim do ano.

A empreitada foi adjudicada pela Câmara Municipal de Lagoa por cerca de um milhão de Euros (803 025,29€ acrescidos de IVA) e com um prazo de execução de 240 dias.

O antigo refeitório do edifício estava a funcionar em dois espaços separados e por turnos, devido à sua falta de capacidade para fornecer as 400 refeições necessárias. Não dispunha de instalações sanitárias adequadas aos alunos, nem de áreas destinadas à cozinha e às zonas de apoio conforme as normas definidas na legislação.

Empenhado na construção das melhores condições de funcionamento desta cantina escolar, o atual executivo do Município de Lagoa confirmou, em visita recente às obras, que os trabalhos decorrem a bom ritmo, o que permite esperar que antes do final do ano a obra esteja concluída.

 

Lagoa, 14 de maio de 2020

Município de Lagoa