O evento, que teve lugar no dia 13 de agosto, na Cerca do Convento, em Loulé, reuniu uma expressiva moldura humana, tendo contado com a presença de Luís Montenegro, presidente do PSD e primeiro-ministro, que veio prestar o seu apoio à candidatura.
A tarde incluiu várias intervenções, a começar por Rúben Santos, presidente da JSD Loulé; seguido de Bárbara do Amaral Correia, atual deputada eleita pelo círculo de Faro nas listas da AD-PSD/CDS-PP e também candidata à Assembleia Municipal de Loulé; Mendes Bota, Mandatário da Candidatura; Silvério Guerreiro, candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Loulé; Hélder Martins, candidato a Presidente da Câmara Municipal; e Luís Montenegro, atual presidente do PSD.
Os candidatos às diversas Juntas de Freguesia foram os primeiros a subir ao palco. Para estes órgãos, a Coligação apresenta os seguintes cabeças de listas:
- Almancil — Paulo Teixeira
- Alte — Elisabete Luz
- Benafim — Ricardo Gonçalves
- Boliqueime — Miguel Baguinho Coelho
- Quarteira — Isa Brito
- Querença — Fernando Viegas
- Salir — Francisco André
- São Clemente — Carlos Ronquilho
- São Sebastião — Adelino Farrajota
- Tôr — Paula Paixão
Em relação à Junta de Freguesia do Ameixial, a Coligação Fazer Melhor decidiu apoiar um movimento independente, nascido da vontade do povo e no qual se revê plenamente
Foi também apresentada a lista candidata à Assembleia Municipal de Loulé, encabeçada por Silvério Guerreiro, engenheiro de 53 anos e figura amplamente reconhecida em todo o concelho. Na sua intervenção, Silvério Guerreiro manifestou a convicção de que é possível tornar este órgão mais atento, exigente e próximo das pessoas
A chegada de Luís Montenegro constituiu a grande surpresa da tarde. O líder do PSD e atual primeiro-ministro fez questão de marcar presença, sublinhando que “a vitória desta coligação no próximo dia 12 de outubro é um objetivo claro, mas o grande desafio será, depois dessa data, corresponder às legítimas aspirações da população”.
Luís Montenegro manifestou confiança no sucesso eleitoral da Coligação e garantiu estar disponível para criar todas as condições políticas que contribuam para o desenvolvimento do concelho de Loulé.
A apresentação da lista candidata à Câmara Municipal de Loulé foi um dos momentos mais aguardados. Liderada por Hélder Martins, a lista junta um total de 18 candidatos, 9 efetivos e 9 suplentes, que mostram a dimensão e disponibilidade em redor deste projeto, conjugando experiência e juventude e, segundo o próprio, “foi elaborada com base no mérito, na capacidade e na vontade de fazer melhor por este concelho, sem recurso a boys ou a pessoas ligadas a aparelhos partidários”.
A lista candidata à Câmara Municipal é composta por:
1. Hélder Martins — Candidato a Presidente. Empresário, ex-Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé no mandato de Seruca Emídio, ex-Presidente da Região de Turismo do Algarve e atual Presidente da AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve. Reconhecido pela capacidade de concretização e mobilização, quer criar uma nova dinâmica no concelho e resolver problemas que persistem há anos.
2. Paulo Viegas Martins — Engenheiro, residente em Quarteira, com longa ligação ao movimento associativo. Defensor de valores sólidos, terá um papel central na modernização do concelho.
3. Maria Margarida Correia — Autarca, residente em Querença e atual Presidente da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim. Destaca-se pela energia, disponibilidade e sensibilidade social, sendo considerada uma peça-chave para a gestão municipal.
4. António do Adro (“Tony do Adro”) — Empresário, residente em São Clemente e Presidente do Louletano Desportos Clube. Figura de referência no desporto local e um dos dinamizadores dos Homens do Andor da Mãe Soberana.
5. Duarte Duarte — Professor e formador, residente em São Clemente. Reconhecido como um ativo fundamental numa das áreas mais relevantes da governação municipal.
6. Catarina Dominguez — Empresária, residente em Almancil. Determinada a contribuir para o desenvolvimento e modernização do concelho.
7. Horácio Ferreira — Engenheiro Técnico Agrário, residente em São Sebastião. Figura muito acarinhada, histórico dirigente comercial e associativo, com forte ligação ao culto da Mãe Soberana.
8. João Francisco Ricardo — Jovem estudante, residente em São Clemente, autor de livros e representante da juventude. Quer colocar o seu conhecimento e energia ao serviço do concelho.
9. Vânia Guerreiro — Advogada, residente em Quarteira, ligada ao desporto e determinada a “fazer acontecer”.
10. Rita Santos Fernandes — Estudante, residente em São Sebastião, com raízes no Ameixial. Jovem com forte vontade de participar na vida comunitária.
11. Márcio Rodrigues — Engenheiro eletrotécnico, residente em Salir e Presidente do Centro Comunitário do Barranco do Velho. Conhecido pelo dinamismo e pela prontidão em ajudar quem precisa.
12. Sílvia Sebastião — Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, residente na mesma freguesia. Alia competência a uma grande sensibilidade social.
13. Vânia Alegre — Professora de Pilates, residente em Quarteira. Ligada ao desporto e com grande determinação para concretizar projetos.
14. Fábio Bota — Professor, residente em São Clemente. Atual Presidente da UNIR e da Associação de Natação do Algarve, é reconhecido pela energia e disponibilidade que coloca em tudo o que faz.
15. Carolina Ventura — Assistente comercial, residente em São Sebastião. Conhecida pela sua dinâmica, é uma candidata determinada e uma aposta segura para o futuro.
16. Vera Silva — Terapeuta do Movimento e do Corpo, natural do Ameixial. Jovem que luta pela sua terra e resiste à desertificação.
17. João Paulo Sousa - Gestor de Empresas, residente em Quarteira, atual vereador na Câmara Municipal de Loulé, assume funções de coordenação do nosso programa eleitoral.
18. José Graça — De forma simbólica, a última posição da lista é ocupada por José Graça, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé nos mandatos de Seruca Emídio e candidato à presidência em 2017.
No seu discurso, Hélder Martins reforçou que “é possível fazer melhor”, lembrando que a autarquia geriu um orçamento acumulado de 2 mil milhões de euros ao longo dos últimos três mandatos e que o resultado “fica muito aquém do esperado”. Apontou, ainda, problemas estruturais, como a falta de habitação acessível, a mobilidade limitada entre freguesias, a carência de serviços públicos, sobretudo no apoio social, e a ausência de uma estratégia eficaz para a diversificação económica.
As listas apresentadas mostram diversidade, vitalidade e ambição, integrando mais de 250 candidatos, quase paridade de género (52% homens e 48% mulheres), forte abertura à sociedade civil (57% independentes) e equilíbrio geracional, com uma média de idade de 45 anos e candidatos entre os 18 e os 77 anos.
Com esta apresentação, a Coligação “Fazer Melhor” deu mais um passo importante no sentido de apresentar um projeto plural, integrador e inovador, que aproveite todo o potencial humano do maior concelho do Algarve, colocando as receitas municipais ao serviço da resolução dos problemas da população e melhorando as condições de quem aqui reside.
Discurso Hélder Martins 13 agosto 25
Intervenção de Luís Montenegro - Presidente do PSD