O suíço Colin Stüssi (Team Vorarlberg) selou hoje a conquista da Volta a Portugal Continente,
sendo o terceiro classificado na última etapa, um contrarrelógio individual de 17,9 quilómetros, disputado entre Viana do Castelo e o alto de Santa Luzia. O basco Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) venceu a etapa e subiu ao segundo lugar da geral.
 
As últimas pedaladas confirmaram a consistência de Colin Stüssi e foram amargas para Henrique Casimiro (Efapel Cycling) e para Artem Nych (Glassdrive-Q8-Anicolor), que perderam as respetivas posições no pódio da geral.
 
Txomin Juaristi foi, então, o mais forte no exercício individual, terminando o esforço em 24m56s. O uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o segundo, a 3 segundos. Colin Stüssi confirmou a conquista da Volta com o terceiro tempo do dia, a 26 segundos do vencedor.
 
O chefe-de-fila da Team Vorarlberg conquistou a Volta a Portugal, que a equipa considera o melhor resultado de sempre deste coletivo. Txomin Juaristi, exímio no contrarrelógio, subiu ao segundo lugar da geral, a 1m04s do vencedor. António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) subiu ao terceiro lugar, a 1m07s de Stüssi.
 
Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) confirmaram as vitórias nas classificações por pontos e da montanha, respetivamente. Na juventude, Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) confirmou um final de prova em quebra e perdeu o título de melhor jovem para Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA). A Glassdrive-Q8-Anicolor venceu por equipas.
 
(em atualização)