Aproxima-se mais um aniversário do nascimento do poeta e pedagogo messinense João de Deus. O mesmo será comemorado nos dias 08 e 09 de março, em S. B. de Messines, assinalando o 194.º aniversário do nascimento desta figura ímpar das letras nacional.

No Dia Municipal João de Deus, 8 de março, iniciam-se as atividades pelas 10h00, com um Momento Evocativo, onde, para além das intervenções protocolares, será feita a deposição de uma coroa de flores, junto ao monumento a João de Deus, momento que reunirá também os alunos do Jardim Escola João de Deus.

As comemorações prosseguem durante o período da tarde com a cerimónia de entrega do Prémio Nacional Literário João de Deus 2023 | Literatura Infantil e Juvenil, a Nuno Matos Valente, autor da obra “O Segredo da Lagoa Escura”. A iniciativa terá lugar às 15h00, no Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade – S.B. de Messines) e contará com a participação dos alunos da escola E. B. 2,3 João de Deus e da Orquestra Orff do Jardim Escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines.

O último momento da tarde está marcado para as 18h00, no mesmo local, e é dedicado à vida de João de Deus. Escrito por José Alberto Quaresma, em resultado de uma parceria com o Município de Silves, e sob edição da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, o livro “João de Deus – Vida”, é apresentado em grande estreia, pelo Professor Doutor José António Gomes.

O primeiro dia das Comemorações, culminará com a primeira de duas sessões do Jazz nas Adegas, pelas 21h00, com o grupo “The Pocket Band”, que recordará os serões de João de Deus na Herdade do Barranco do Vale.

No dia 09 realizar-se-á, pelas 17h00, a segunda sessão do Jazz nas Adegas, na Herdade Barranco do Vale e as comemorações de 2024 fecham com o concerto de Mundo Segundo, integrado na rúbrica Lado B, pelas 21h30, no Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade – S.B. de Messines). Os ingressos têm um custo associado de 10 euros, podendo ser adquiridos na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/Comprar/Bilhetes/Lista ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.

Este programa de iniciativas, promovido pelo Município de Silves, tem como objetivo promover sinergias, visando a criação de uma programação cultural diversificada e inovadora, destinada a todos os púbicos, que permita destacar esta eminente figura da história das artes e das letras nacionais, recordando aquele que terá sido o primeiro festival literário português - “O Festival de João de Deus“, promovido no dia 8 de março de 1895, e que uniu “o povo e o rei“, os “intelectuais e os aprendizes“ em torno daquele que era visto como “o poeta do povo“, “o ilustre mestre da arte da leitura”.

Mais informações sobre a programação poderão ser recolhidas junto da Casa Museu João de Deus, através do telefone 282 440 892 ou do email casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt.

PROGRAMA

08 DE MARÇO 2024

10h00    MOMENTO EVOCATIVO com deposição de flores junto à escultura de João de Deus

Av. João de Deus, S.B. de Messines

           

15h00 CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS 2023  Literatura Infantil e Juvenil

 

18h00   APRESENTAÇÃO DO LIVRO «JOÃO DE DEUS – Vida», de José Alberto Quaresma

Auditório Francisco Vargas Mogo

(Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade – S.B. de Messines

 

08 e 09 DE MARÇO 2024

JAZZ NAS ADEGAS

ESPECIAL JOÃO DE DEUS, com The Pocket Band

Adega Barranco do Vale 

08.mar: 21h00 | 09.mar: 17h00

 

09 DE MARÇO 2024

21h30    LADO B, com MUNDO SEGUNDO

Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade – S.B. de Messines)