Aqui estão algumas dicas e truques para resolveres o problema.

Sempre que o pombo constrói o seu ninho em espaços urbanos acaba por se tornar uma praga. Como não tem predadores naturais, encontra com facilidade alimento e sítio para ficar, e por essa razão, é que se vão multiplicando. 

Tal como os ratos, os pombos são uma praga e um problema para a saúde pública. Existem diversos estudos científicos a demonstrar como os pombos são veículos transmissores de infeções na pele, infeções respiratórias, encefalites, entre outras. Além disso, os ninhos e os excrementos de pombo provocam prejuízos elevadíssimos por toda a parte: terrenos agrícolas, fábricas, jardins e habitações de norte a sul do país. 

Como afugentar os pombos?

 

Vários testemunhos indicam o repelente líquido anti-pombos, AviFin. Pulveriza-se os parapeitos das janelas, onde os pombos pousam, de 10 em 10 dias ou mais. Quando o líquido anti-pombos é aplicado, este tem um cheiro forte a menta, tornando muito mais fácil perceber quando é que tem de voltar a ser aplicado.

A água elimina o efeito do repelente anti-pombos. Portanto, se chover, é necessário voltar a aplicar o produto. 

Afastar pombos sem repelentes

Para além dos repelentes que existem para quase todos os animais que nos incomodam, há soluções mais pacíficas pelas quais podes e deves optar:

  • Redes mosquiteiras

Colocar redes mosquiteiras ou redes anto pombos nas janelas e varandas, para que desta forma seja impossível que os pombos, e qualquer outra ave, entrem na tua casa, é uma boa opção. Existem diversos modelos que podem ser fixados com ganchos ou apenas colados. 

  • Usar refletores 

Se os pombos visitam a tua casa durante o dia, a solução dos refletores pode ser perfeita. Junta uns quantos CD's velhos, fitas refletoras ou qualquer outro material que reflita a luz do sol. A reflexão da luz vai afastar os pombos da varanda

  • Criar inclinação

 
 

Se tens um parapeito de janela muito largo, podes arranjar formas e estratégias para que este deixe de ser plano e passe a ter uma inclinação. A estabilidade do pouso desaparecendo, faz com que os pombos não se sintam confortáveis para "aterrar" e permanecer ali. 

  • Colocar estátuas de predadores

A lógica é a mesma que na horta: criar um espantalho. Neste caso, será colocar estátuas ou animais feitos de plástico que representem os predadores de pombos, como por exemplo águias ou falcões. Deves colocá-las perto do local onde os pombos pousam e trocá-las de sítio com alguma frequência. Ao sentir a ameaça de um predador real, os pombos irão desaparecer.

Deves levar em consideração a legislação vigente em cada local sobre a proteção dos animais. E, em qualquer caso, opta sempre pelos de plástico macio, que respeitam muito mais os pássaros do que os metálicos e pontiagudos, que podem causar ferimentos. O mesmo acontece com outros dispositivos, como fios tensores, redes ou varas, que impedem os pombos de pousar. É um método eficaz mas que pode ser punido.

Afastar pombos com remédios caseiros

Um dos remédios caseiros mais recorrentes será o uso de vinagre. Mas, atenção, não tentes borrifar para cima do animal, é considerado um método agressivo e, para além disso, estarias a infringir a lei de proteção dos animais.

Podes colocar umas gotas de vinagre misturadas com água dentro de um borrifador para desencorajar a aproximação dos pombos. É preciso ter em consideração que eles possuem um olfato muito apurado, por isso o cheiro do vinagre no ambiente deve ser suficiente para assustá-los.

No entanto, deves ter cuidado porque o vinagre pode danificar as superfícies sensíveis da casa. Portanto, existem outros remédios, como o uso de pelos de cães e gatos, podem ser menos agressivos e igualmente úteis.