o seu VII Capítulo com entronização de novos membros. A cerimónia de boas vindas tem lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de VRSA, às 10h00.
Antes dos atos capitulares, a reunião contempla dois momentos públicos: uma receção no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, às 9h00, bem como um desfile das confrarias convidadas pelas ruas do Centro Histórico de VRSA, a partir das 9h40.
O cortejo dará a conhecer os tons amarelos e azuis fortes dos trajes da confraria vila-realense, cores que evocam as fardas tradicionais dos operários das muitas fábricas de conservas que existiram na cidade do Guadiana.
Este ano, é esperada a presença de mais de 50 confrarias nacionais e internacionais no certame, um número expressivo no contexto do Algarve e que assinala o crescimento e a relevância da confraria vila-realense.
A iniciativa contempla ainda um Encontro das Confrarias do Algarve com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a partir das 17h30, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, iniciativa que conta também com a participação da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.
A Confraria do Atum tem como missão levar mais longe a história do atum e da indústria conserveira, episódios que marcaram gerações em VRSA e estão ainda hoje presentes em muitos dos pratos típicos da cidade ou nos hábitos alimentares dos vila-realenses.
Um dos grandes objetivos da atual direção da Confraria passa por alargar o seu âmbito nacional e internacional, aumentando a cooperação entre as localidades fronteiriças de Portugal e Espanha.
Por: CM VRSA