Hoje e domingo é o primeiro período destinado a vacinar os menores entre os 5 e os 11 anos, com o Governo a estimar que as segundas doses da vacina pediátrica da Pfizer sejam administradas entre 05 de fevereiro e 13 de março do próximo ano.
Até lá, está previsto que, entre 06 e 09 de janeiro, sejam vacinadas as crianças que têm entre 9 e 7 anos, ficando reservados os dias 15 e 16 para a administração da primeira dose ao grupo dos 6 e 7 anos, enquanto a 22 e 23 do mesmo mês serão vacinadas as de 5 anos.
As crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.
O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a covid-19 foi aberto na segunda-feira, dias depois de o Governo ter sido anunciado a decisão de vacinar esta faixa etária, na sequência da recomendação da Direção-Geral da Saúde.
Nos dias destinados a esta faixa etária, os adultos não poderão receber a vacina nos centros de vacinação do país, uma decisão que o Governo justificou com a necessidade de “criar condições para que o processo decorra com tranquilidade”.
Ao fim da manhã, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e o responsável do núcleo de coordenação do plano de vacinação, coronel Carlos Penha-Gonçalves, visitam os centros de vacinação de Gondomar e do Cerco, no Porto.