O Cozinhando na Paisagem continua o seu conjunto de ações performativas de Jorge Rocha para 2015. No próximo dia 18 de outubro aquela que será a última ação terá lugar pelas 16h00, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Vila do Bispo.

Às 15h30 haverá uma visita orientada ao monumento do século XV, com a participação do historiador de arte, Manuel Castelo Ramos e do Arqueólogo Rui Parreira.

Esta é uma organização do Rizoma Lab, no âmbito do programa DiVam – Dinamização e Valorização dos Monumentos, com entrada livre. 

Cozinhando na Paisagem integra-se no projecto PALATO e é uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.
Em cada sítio histórico é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista, em conjunto com os investigadores de cada monumento, desenvolve uma ação performativa num formato talk show, cozinhando ao vivo e transmitindo em direto na Internet, assumindo os públicos físicos e virtuais como participantes no processo de criação artística.
Partindo de um menu inspirado nas entrelinhas da História e da Arqueologia, são consideradas as características únicas de cada local e valorizados os fatores paisagísticos, patrimoniais e sociais. Cada sessão é antecedida por uma visita comentada ao local, desenvolvida em colaboração com as entidades responsáveis por cada sítio histórico.
Todas as sessões são transmitidas em direto, em www.palato.org/transmissao, resultando num conjunto de paisagens virtuais armazenadas no Canal PALATO do site www.palato.org, sendo estas o foco da investigação artística em curso.

 

Por VA/PALATO
Foto: Wikipédia