O Município de Aljezur, no âmbito da Subcomissão da Proteção Civil, correspondendo às indicações da Saúde Publica e em parceria com as várias entidades que fazem parte desta Subcomissão, que foi constituída no âmbito Lei de Bases da Proteção Civil, no dia 20 de Março de 2020,

tendo como missão principal liderar e lidar com matéria da Pandemia COVID-19,  definiu vários locais de acolhimento temporário à população, no caso de necessidade para alojar pessoas. Os locais definidos, numa primeira fase, foram  o Centro de Dia de Aljezur, na zona antiga de Aljezur, e o Pavilhão Desportivo da Escola EBI/JI de Aljezur.

Estes espaços mereceram toda uma preparação, encontrando-se neste momento, dotados e equipados com cerca de cinquenta camas, respetivas roupas e toalhas individuais, mesa individual e cadeira, assim como várias estruturas separadoras, criando assim condições de acolhimento temporário, para fazer face a alguma necessidade, que obrigue a uma maior intervenção na comunidade. Estão ainda encomendadas mais cerca de 30 camas militares dobráveis, para reforço.  

Os espaços adaptados nestes dois equipamentos, que contemplam zonas de receção e rastreio, áreas de isolamento e balneários femininos e masculinos, pretendem não só ser uma resposta rápida e eficaz no apoio à população, em particular aos idosos que são os mais vulneráveis à infeção, mas também apoiar o trabalho de médicos e enfermeiros. Está assim  preparado mais um patamar de resposta à Pandemia do COVID-19, que a todos mobiliza. 

 

Por: CM Aljezur