Ao todo, foram plantadas mais de 12.500 árvores de espécies autóctones em várias zonas do país.
As plantações ocorreram entre janeiro e abril deste ano em zonas como Santarém (3.668 árvores plantadas), Tondela (4.000), Paredes (4.000) e, pela primeira vez na história desta campanha, nos Açores, mais concretamente na ilha do Pico (840), e contaram com perto de 400 voluntários. Todas estas ações, não só contribuem para a preservação do meio ambiente, como também refletem o espírito de união e compromisso da nossa comunidade na reflorestação de todo o território nacional.
A concretização destas plantações demonstra o compromisso da Quercus e dos CTT em mobilizar a sociedade para a importância da nossa floresta e para a sua recuperação. Qualquer pessoa que participe na iniciativa “Uma Árvore pela Floresta” está a contribuir para a reflorestação de Áreas Protegidas e Classificadas em todo o país. O papel das florestas, das espécies florestais e dos serviços de ecossistemas que elas prestam é essencial para a nossa existência e constitui uma proteção adicional para futuras pandemias.
Graças ao contributo de milhares de pessoas, já foram plantadas mais de 128.000 mil árvores autóctones em Portugal. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração estreita com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e organizações locais.
CTT