Os CTT, juntamente com outros 14 operadores postais mundiais, celebraram no dia 18 de setembro,

pelo segundo ano consecutivo, o Green Postal Day, uma data que pretende assinalar os resultados positivos do esforço coletivo que os operadores postais a nível mundial têm vindo a pôr em prática para enfrentar as alterações climáticas e para reduzir as suas emissões carbónicas.

 Para João Bento, CEO dos CTT, “é com satisfação que os CTT voltam a participar no Green Postal Day, uma iniciativa da Internacional Post Corporation (IPC) que muito louvamos. 

Nos CTT, o segmento de Expresso e Encomendas cresceu 35% em Portugal e 44% em Espanha, só na primeira metade do ano e prevemos que o consumidor continue a comprar cada vez mais online.

Este comportamento impacta não só a nossa cadeia logística como nos faz reforçar o compromisso com as metas de redução da pegada carbónica a que nos comprometemos há mais de uma década, juntamente com os restantes operadores do IPC.

 Trabalhamos para um bem comum e, no desafiante contexto em que vivemos, sabemos que é preciso fazer mais – e que, em conjunto, conseguimos chegar mais longe.”

 O setor postal tem o seu próprio programa de gestão ambiental desde 2008, sendo que no ano passado, em 2019, os operadores postais mundiais lançaram o Sistema de Medição e Gestão de Sustentabilidade (Sustainability Measurement and Management System - SMMS), um programa que não está apenas focado nas alterações climáticas, mas também noutras áreas, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Desta forma, o setor postal foca-se não só em ampliar os seus esforços relacionados com as alterações climáticas, mas também com outras seis áreas de intervenção, nomeadamente, a saúde e segurança, a aprendizagem e desenvolvimento, a eficiência de recursos, a qualidade do ar, a economia circular e as compras sustentáveis.

 Desde 2008 que os operadores postais que participam no SMMS reduziram as suas emissões absolutas de carbono em 31%, superando consideravelmente a meta de redução de 20% até 2020; a eletricidade renovável em edifícios foi responsável por 31% da eletricidade total utilizada; e 47% dos resíduos foram separados para reutilização ou reciclagem.

 De realçar ainda que os veículos elétricos no setor, representam 15% da frota dos operadores postais, um aumento de 10% nos últimos três anos.

 Com a crise pandémica o e-commerce teve um aumento sem precedentes e à medida que cresce os operadores postais comprometem-se a reduzir ainda mais a pegada carbónica nas suas entregas, como é o caso dos CTT que este ano, em plena pandemia, lançaram o serviço Green Deliveries, disponível para clientes empresariais permitindo que todas as entregas nos locais contratados sejam feitas exclusivamente com veículos elétricos CTT.

Os operadores postais têm desempenhado em todo o mundo, um papel importante, sobretudo durante o Estado de Emergência, com a entrega de bens essenciais a todos os que necessitaram.

 O Green Postal Day conta com o apoio e participação dos diretores executivos dos operadores postais, An Post, bpost, Correos, Deutsche Post DHL, Le Groupe La Poste, New Zealand Post, Österreichische Post, POST Luxembourg, Poste Italiane, Posti, PostNL, PostNord, Royal Mail, SwissPost e CTT – Correios de Portugal. 

No site do Green Postal Day em, www.ipc.be/greenpostalday, é possível ver casos de estudo sobre os esforços dos operadores postais nesta matéria, bem como vídeos com iniciativas dos participantes.

 

Por: CTT