O mesmo portal do SNS também permite a consulta de resultados de exames médicos, guias de tratamento ou boletins de vacinas.

A partir deste mês já será possível aceder às baixas médicas através da Internet, uma vez que os documentos emitidos pelos médicos de família ficarão disponíveis em suporte digital no portal do cidadão do Sistema Nacional de Saúde (SNS). Quer isto dizer que, num primeiro momento, o envio deste documento para a entidade empregadora pode ser feito por e-mail – o original terá de ser sempre entregue depois.

 «Agora, já é possível o cidadão aceder à sua baixa médica em suporte digital, emitida pelo médico de família. No Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão do Portal SNS, pode consultar, guardar e enviar por e-mail, para o seu local de trabalho, a baixa ou Certificado de Incapacidade Temporária. Posteriormente, o documento original deverá ser entregue na entidade empregadora», explica a nota divulgada, esta quarta-feira, 9 de outubro de 2019, pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Disponível desde o dia 1 de outubro, esta nova funcionalidade permite, também, que o utente consulte todas as suas baixas médicas prescritas. «Com mais de 2,2 milhões de utilizadores, a Área do Cidadão agiliza procedimentos e promove a literacia em Saúde. Até ao final do ano, disponibilizará novas funcionalidades», acrescenta a mesma nota.

Além da baixa médica sem papel, já está disponível através do mesmo portal a consulta aos resultados dos exames médicos, guias de tratamento, boletim de vacinas e a marcação de consultas.

 

Por: Idealista