O Dia Mundial do Cancro assinala-se, anualmente, a 4 de fevereiro. A data foi criada em 2000, na «World Summit Against Cancer for the New Millenium», realizada em Paris, e assinala-se anualmente por iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC).

Este ano a  Unidade de Saúde Familiar “Estrela-do-mar”, Quarteira,  decidiu associar-se a este evento promovendo um conjunto de iniciativas que se prolongarão até ao próximo mês de Abril, junto dos seus utentes e da população de Quarteira, chamando a atenção para o fato de  30 a 50% dos casos de cancro se poderem evitar através da redução dos fatores de risco e de medidas preventivas, que vão de não fumar, à prática da atividade física, a uma alimentação saudável rica em frutas e legumes ou ao aleitamento materno, à vacinação e ao diagnóstico precoce. 

No passado dia 03.02 demos início a essas iniciativas distribuindo informação fidedigna à comunidade, contando com a colaboração de material informativo da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a da Associação Oncológica do Algarve (AOA), e, que culminarão na Semana do Rastreio do Cancro do Colo do Útero, com pesquisa do o Vírus do Papiloma Humano (HPV), que se realizará na semana de 17 a 21 de Abril de 2023. 

Em Portugal e no Algarve, existe um programa de rastreio oncológico a 3 tipos de cancro: o cancro da mama para mulheres entre os 50 e os 69 anos, o cancro do cólon e reto para idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos, e o cancro do colo do útero para mulheres entre os 25 e os 60 anos. 

Em Portugal, surgem anualmente 60.000 novos casos de cancro, número que corresponde a 2/3 dos nascimentos anuais, sendo que 1 em cada 4 pessoas possuem fatores risco para a doença oncológica.  Nós temos 10 milhões de razões para lutar contra o cancro. Qual é a sua?