Quase todos os candidatos são proprietários e vivem em Lisboa. Mas há exceções.

As eleições legislativas de 2024 estão aí à porta. No dia 10 de março, os portugueses são chamados às urnas para escolher os 230 deputados da Assembleia da República. Os principais partidos já apresentaram os seus programas eleitorais para enfrentar os desafios futuros, e a habitação é um dos temas centrais. Mas, afinal, onde vivem os líderes partidários?

CNN Portugal consultou os diferentes partidos e revela que quase todos os candidatos são proprietários, à exceção de um. A maioria vive em centros urbanos, e apenas três estão fora de Lisboa.

Mariana Mortágua - Bloco de Esquerda (BE)

A líder do Bloco de Esquerda vive em Lisboa, em casa própria. Mariana Mortágua está recenseada na freguesia de Arroios, onde comprar casa custou, em termos medianos, 521.861 euros no final de 2023, segundo os dados do idealista/dataArrendar casa nesta freguesia lisboeta teve o custo de 1.788 euros por mês.

 

Luís Montenegro - Aliança Democrática (AD)

Ao que tudo indica, o candidato da Aliança Democrática (AD) tem morada eleitoral em Espinho, cidade portuguesa do distrito de Aveiro. A moradia de Luís Montenegro fica a 100 metros da praia, com seis andares, cinco quartos e oito casas de banho. 

Comprar casa em Espinho custou 339.428 euros no quarto trimestre de 2023 (em termos medianos), enquanto arrendar casa teve o custo de 1.024 euros mensais.

 

Rui Rocha - Iniciativa Liberal (IL)

Rui Rocha é um dos três líderes partidários que vive fora de Lisboa. O presidente da Iniciativa Liberal vive no concelho de Braga, em casa própria, há 24 anos. Neste concelho, comprar uma habitação teve o custo mediano de 291.432 euros no final de 2023. E o preço das casas para arrendar ficou nos 1.004 euros por mês, indicam os mesmos dados.

 

Pedro Nuno Santos - Partido Socialista (PS)

O secretário-geral do PS também tem casa própria. Pedro Nuno Santos vive num apartamento T4, em Telheiras (Lisboa) com a família, desde 2019. O bairro de Telheiras situa-se na freguesia do Lumiar, onde o preço das casas para comprar fixou-se nos 624.727 euros e das casas para arrendar nos 1.702 euros por mês, revelam ainda os dados do idealista/data.

 

Paulo Raimundo - Partido Comunista Português (PCP)

Paulo Raimundo é outro dos líderes que não vive na capital. O secretário-geral comunista vive há dois anos num T4 em Alhos Vedros, concelho da Moita, distrito de Setúbal. No final do ano passado, comprar casa na Moita custou 176.499 euros, enquanto arrendar uma habitação teve o custo mediano de 925 euros por mês.

 

Inês de Sousa Real - PAN

A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, vive num apartamento T2 no bairro de Telheiras, em Lisboa. Este bairro localiza-se na freguesia do Lumiar, onde o preço das casas para comprar esteve nos 624.727 euros e das casas para arrendar nos 1.702 euros por mês no final de 2023.

 

André Ventura - Livre

André Ventura não é proprietário de nenhum imóvel. O líder do Chega vive no Parque das Nações (Lisboa), há 10 anos, num T1 que é “propriedade da mulher”, segundo confirmou o partido à CNN. A freguesia do Parque das Nações apresenta preços medianos de compra de casa acima de 1 milhão e euros. E o arrendamento é superior a 2 mil euros mensais.

 

Rui Tavares

O porta-voz do Livre tem casa no bairro da Graça, em Lisboa, onde comprou um T3 em 1998. Este bairro lisboeta pertence à freguesia de São Vicente, onde comprar casa teve o custo de 387.089 euros e o arrendamento de 1.528 euros mensais no final de 2023.

No entanto, atualmente, Rui Tavares vive com a companheira e filhos na casa dela, na freguesia de Arroios. Aqui o preço das casas para comprar foi de 521.861 euros e de arrendar casa de 1.788 euros por mês.

 

Idealista News