O PS perdeu para a AD ou diminuiu o número de mandatos na maioria dos distritos portugueses, nos resultados das eleições legislativas de domingo. Em Beja, o PS elegeu um deputado, quando em 2022 tinha conseguido dois mandatos. A AD e o Chega também obtiveram um deputado cada.

Em Bragança, a AD venceu com a eleição de dois deputados, quando tinha conseguido um em 2022. O PS, que tinha elegido dois nas anteriores eleições, conseguiu apenas um.

Na Guarda, o PS perdeu um dos dois deputados eleitos em 2022, tendo a AD e o Chega elegido um.

Em Viana do Castelo, o PS também perdeu um deputado em relação às anteriores legislativas, obtendo no domingo dois mandatos, tal como a AD. O Chega elegeu um deputado.

Em Coimbra, o PS venceu, embora com quatro deputados, menos dois do que em 2022.

O PS diminuiu de três para dois os deputados eleitos em Vila Real, com a AD a eleger igualmente dois e o Chega um.

Em Castelo Branco, o PS mantém o maior número de deputados (dois), ainda assim menos um do que em 2022.

Em Faro, os mandatos socialistas diminuíram de cinco para três, continuando este partido a ter, tal como o Chega, o maior número de deputados eleitos (três).

Em Évora, o PS também desceu (dois mandatos em 2022 e um nas eleições de domingo). AD e Chega obtiveram um deputado cada.

O PS perdeu em Braga, onde em 2022 foi o que mais mandatos obteve (nove), elegendo agora seis deputados, com a AD a liderar, com oito.

Portalegre, onde o PS elegeu os dois deputados no círculo em 2022, dividiu este número de deputados pelo PS e o Chega.

Em Leiria, o maior número de mandatos (cinco) foi eleito pela AD, quando nas anteriores eleições tinha sido pelo PS, que agora obteve três mandatos. O Chega conseguiu dois.

Em Santarém, o PS, que tinha alcançado cinco mandatos em 2022, obteve agora três, tal como a AD e o Chega.

Viseu, onde o PS vencera em 2022, elegeu domingo três deputados da AD, três do PS e dois do Chega.

Em Aveiro, o PS perdeu para a AD, que conseguiu sete mandatos, tendo os socialistas obtido cinco, o Chega três e a IL um. Em 2022, o PS conseguiu oito deputados, o PPD/PSD sete e o Chega um.

No Porto, o PS também viu o número de deputados diminuir de 19 (2022) para 13, tendo a AD conseguido nas eleições antecipadas de domingo o maior número de deputados eleitos (14).

O PS ganhou em Setúbal, embora com menos mandatos: sete (dez em 2022).

Em Lisboa, o PS continuou a ser o partido mais votado, embora tenha diminuído a percentagem de votos e de mandatos, obtendo 15 deputados (21 em 2022), seguindo-se a AD com 14 e o Chega com nove.

Nos Açores, o PS desceu o número de mandatos de três para dois, enquanto a AD manteve dois deputados. O Chega conseguiu um mandato.

Na Madeira, o PS também desceu (de três para dois), com o PPD/PSD/CDS-PP a liderar (três mandatos) e o Chega a garantir um deputado.

 

Lusa