Embarcação «Avô Rita» encalhada num banco de areia

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, em ligação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou ontem, desde as 23h15, uma operação de salvamento de seis pescadores da embarcação de pesca “Avô Rita”, que encalhou num banco de areia, a sul da praia do Tonel, em Sagres. Releva-se o facto de todos os pescadores se encontrarem com o colete de salvação envergado.

O alerta foi recebido no piquete da Polícia Marítima ontem, através do MRCC Lisboa, dando conta de uma situação de encalhe de uma embarcação de pesca, sem capacidade de governo. De imediato, foram deslocados para o local dois agentes da Polícia Marítima por terra, a embarcação “SR-33” da Estação Salva-vidas do ISN de Sagres por mar e os militares da Marinha, a prestar serviço na Autoridade Marítima Nacional durante a época balnear, integrados no projeto “Sea Watch” do ISN. 

Face às condições do mar e ao posicionamento da embarcação na zona de rebentação, não foi possível efetuar o resgate dos tripulantes através da embarcação salva-vidas, tendo sido decidido efetuar a operação por terra. Esta ação contou com a colaboração de dois mariscadores de Sagres, que se encontravam no local. 

O resgate foi concluído com sucesso pelas 00h40, encontrando-se todos os tripulantes ilesos, apenas com sinais de hipotermia, mas sem necessidade de cuidados médicos. No local foram assistidos pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.

A embarcação de pesca encontra-se encalhada na areia, presumivelmente sem danos estruturais, estando em curso os preparativos para que sejam criadas condições de segurança para dar início às operações de remoção. Desde as 02h00 que se encontra no local uma empresa de salvamento marítimo, que será a responsável pela operação de remoção da embarcação do areal. ​

Por AMN