Participação na Maratona de Londres em modo virtual

José Santiago, 54 anos atleta do Cool Runners Loulé, vai participar numa das mais emblemáticas maratonas de renome mundial, a Maratona de Londres 2020. Natural de Safara, mas louletano desde os 15 dias de idade, divulgará nesta Maratona de Londres, o nome do Concelho de Loulé, da Região e do País.

Este ano, será diferente, a maratona inicialmente marcada para 26 de abril, foi adiada para 4 de outubro deste ano devido a COVID-19, mas a organização optou por manter a prova em modo virtual. Uma prova que desde 1981 conta com milhares de corredores.

VA - Quantos atletas são esperados nesta Maratona?

JS - Nesta maratona virtual as inscrições terminaram com um limite de 45.000 atletas que vão competir nos mais diversos pontos do mundo. Estou a falar na maratona mais importante do mundo, onde vão correr os dois melhores atletas do mundo, Eliud Kipchoge record do mundo da Maratona e Keninisa Bekele com menos 2 segundos do record do mundo.

VA - Tendo em conta que o percurso a nível mundial é realizado em diversos países, como se pode medir a equidade e dificuldade dos diferentes percursos?

JS - Vai haver um controlo por parte da organização através dos relógios GPS que vai dar toda a informação à organização. Vamos ter classificação, medalha de participação e camisola técnica da maratona. Vou competir correndo os 42,195 metros com alguns atletas que fazem parte do panorama do atletismo regional e também do grupo de treino. Alguns amigos vão dar apoio de bicicleta para fazer os abastecimentos.

VA - Quantos atletas o vão acompanhar neste desafio a partir de Vilamoura?

JS - Eu tenho amigos que treinaram comigo para me ajudar nessa maratona a marcar o ritmo. Serão dois grupos, no máximo com 10 atletas em cada meia maratona, de acordo com as normas impostas pela DGS.

VA - Qual seria para si um bom resultado nesta maratona em modo virtual?

JS - Eu estou a preparar esta maratona para fazer uma boa corrida. Espero fazer uma boa marca de acordo com a minha idade.

VA - Conta com algum tipo de apoio?

JS - Como é uma maratona virtual, o percurso é escolhido pelos atletas. Vou correr entre Vilamoura/Quarteira. Não vai haver grandes despesas, é claro que todos os apoios são sempre bem-vindos. Uma vez que faço muitas maratonas internacionais.

VA - Como o Concelho de Loulé pode tirar partido desta sua participação?

JS - É uma maratona emblemática ao nível mundial, a mais importante do mundo. O Concelho de Loulé promove-se através de fotos, notícias locais, regionais, nacionais e também internacionais. Sou atleta internacional no ranking top 10 no grupo de apuramento da Abbott World Marathon Majors Age Group e estou sempre a publicar fotos de treinos que faço no Concelho. Temos que passar a informação ao mundo, as boas condições que temos no nosso Concelho para fazer a prática desportiva, e assim, atrair mais turismo desportivo.

 

or: Nathalie Dias

Campeonato do mundo em Toronto de 2018,

quando se sagrou vice-campeão do mundo na categoria de M 50.

Foto: Marisa Francisco