No dia 03 de Agosto, o Zoomarine completou o seu 29º aniversário e, assim, iniciou o período de celebrações do seu 30º ano de actividade.

Muito mudou (no Mundo e no Algarve, na Ciência e na Educação, na urgência Ambiental e de Conservação de espécies, nas formas de comunicar e, mais recentemente, até nas formas de nos cumprimentarmos), desde que, no já longínquo 1991, abriu portas, pela primeira vez, aquele que se tornaria um espaço inovador e surpreendente de entretenimento educativo no Algarve: o Zoomarine.

Propriedade da Mundo Aquático SA, desde o primeiro dia que o Zoomarine lutou e foi conseguindo ser pioneiro em muitas dinâmicas nacionais e internacionais, operativas e éticas, sociais e zoológicas...

.... o primeiro delfinário Português, o primeiro parque oceanográfico dedicado à vida e preservação dos Oceanos, o primeiro centro para reabilitação de animais aquáticos (arrojados e/ou confiscados pelas Autoridades), o primeiro golfinho a nascer (no mundo) graças a inseminação artificial voluntária, a primeira novela a ser gravada num zoo, a primeira piscina de ondas com água do mar, o primeiro zoo nacional a apostar no treino para comportamentos voluntários de bem-estar, o primeiro a ganhar prémios internacionais em bem-estar animal, o primeiro a acolher quase anualmente congressos técnico-científicos internacionais sobre vida marinha, etologia, medicina-veterinária, et cetera...

Muito mudou desde 1991 – e se houve muitos momentos de profunda alegria, também houve momentos (muito) tristes.

 Em três décadas, foram vários que «partiram»...

 Sam, o golfinho macho mais velho do mundo (e que connosco viveu 42 anos - muito acima da média da sua espécie), Jojo, o único elefante-marinho-do-Sul a viver em Portugal, a Skippy (uma maravilhosa leoa-marinha), o Balú... mas também vários colegas, especiais amigos, e inesquecíveis familiares.

Mas a Evolução e a perda fazem parte da vida – e também os que partiram nos deixaram as suas marcas, as memórias do seus sorrisos e sonhos, os seus valores, os seus ensinamentos... e os seus filhos, sobrinhos e netos.

Entretanto, e ainda que os actuais tempos sejam surreais, duros e tão injustos, o futuro continua promissor.

E os nossos valores continuam iguais: apostar e apoiar a Educação Ambiental, promover e patrocinar a Ciência, implementar e incentivar a urgência da Conservação da Natureza.

 Um zoo moderno tem obrigações e dinâmicas muito especiais e desconhecidas da grande maior parte dos nossos visitantes e seguidores – e se os últimos 29 anos foram um delicioso desafio nessas tão importantes áreas, as conquistas nos próximos anos prometem ser ainda mais aliciantes e motivantes.

Entretanto, e porque é o futuro que urge proteger, começa agora um ano muito especial: o 30º ano de vida.

 Não será o ano que idealizámos nem o ano que acreditamos poder merecer...

Mas será um ano dedicado a reforçar a energia e o futuro de um projecto onde chegam a trabalhar mais de 550 pessoas por ano, e onde se ajuda a entreter famílias, proteger espécies, inspirar investigadores e educadores, plantar árvores e limpar praias, inspirar ao sonho...

Sim, muito mudou, desde 1991 – mas algo especial continua, muito felizmente, imutável: a coragem, a visão e o sonho do Sr. Pedro Lavia, o nosso Fundador e Presidente, o nosso sonhador-mor e o nosso visionário.

 Graças à sua energia, convicção e capacidade de agregar, incentivar e proteger talento, graças à sua determinação em contribuir para a imagem do Algarve e de Portugal, e graças ao seu desígnio e determinação, estamos convictos que estes 29 anos são apenas uma amostra do muito que o Zoomarine e as suas equipas estão determinados a deixar como legado para as futuras gerações – a começar pelo respeito à Natureza, à beleza dos habitats e das suas espécies, e à necessidade do Homem mais fácil e mais rapidamente compreender o seu verdadeiro papel neste tão belo e tão frágil planeta.

Parabéns, Zoomarine – parabéns a quem o idealizou e ajudou a fazer nascer, a quem o vai construindo e gerindo e mantendo e, claro, a todos os que, sendo humanos e não-humanos (que connosco habitaram e habitam, trabalham ou visitam), ajudaram a construir um espaço de emoções e valores, de trabalho e de entusiasmos, de alegria e família, de magia e de sonho.

Parabéns... e obrigado!


Por: Zoomarine