No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, aos alunos 2.º e 3.º Ciclo e Secundário do concelho de Silves, recebem nos dias 25 e 26 de janeiro, a iniciativa «Censurados: A Música que desafiou a ditadura» por o autor e interprete Rui David.

A iniciativa é promovida pelo Município de Silves, em parceria com o Projeto Cultural de Agrupamento de Escolas de Silves, o Agrupamento de Escola de Silves Sul, a Escola Alemã e o Plano Nacional das Artes.

+ SOBRE RUI DAVID

Autor e intérprete, Rui David transporta-nos de volta aos anos da ditadura em Portugal, numa evocação dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Este espetáculo cativante e educativo, pensado especificamente para o público escolar entre os 10 e os 16 anos, oferece uma visão poderosa e emocionante do período em que a censura governava, limitando a liberdade de expressão e a criatividade artística.

Jornalista de formação e músico por vocação, Rui David utiliza sua paixão pela música para nos contar histórias fascinantes sobre a resistência à censura durante a ditadura portuguesa. Leva-nos numa viagem pelo tempo, revelando como os cantautores usavam as suas letras e músicas para sussurrar mensagens de esperança, liberdade e resistência.

Este espetáculo é uma celebração da Música como uma poderosa ferramenta de mudança social e política. Rui David, partilha experiências e testemunhos ao longo deste espetáculo onde os estudantes serão convidados a refletir sobre o valor da liberdade de expressão e a importância de lutar pelos direitos humanos.

 

+ SOBRE “CENSURADOS: A MÚSICA QUE DESAFIOU A DITADURA”

"Censurados: A Música que Desafiou a Ditadura" não apenas educa, mas também inspira jovens espectadores a valorizar a liberdade que muitos de nós hoje consideram garantida.

Numa mistura de música ao vivo, discos de vinil e gira-discos, palestra e uma visão única da história recente de Portugal, este espetáculo é uma celebração da coragem daqueles que se recusaram a ser silenciados, utilizando a música como uma arma de resistência em tempos sombrios.